Obra do Almoxarifado de Produtos Químicos da URI Santo Ângelo usa tecnologia de ponta

6 de abril de 2016

Os estudantes de Engenharia Civil da URI Santo Ângelo estão tendo a oportunidade de vivenciar o uso de tecnologia de ponta em obra que está sendo construída no próprio câmpus.

Entre as obras de construção, ampliação e reforma que se desenvolvem, está o prédio de número 26, destinado ao Almoxarifado de Produtos Químicos.utilizados pelos cursos de Química, Farmácia, Enfermagem e Engenharia Química.

Técnicas modernas de construção estão sendo empregadas na execução da obra. As fundações do tipo sapatas ou estacas, comumente utilizadas neste tipo de edificação, foram substituídas por um tipo de fundação chamada radier – uma placa de concreto em toda a área de construção, apoiada superficialmente ao terreno, sem a necessidade de escavações ou movimentações significativas de terra.

Segundo o professor e responsável técnico pela obra, Marcus Primo, “é comum na URI, haver um grande incentivo à adoção de tecnologias de ponta, e a cada obra nova se busca empregar materiais e processos que possam acrescentar conhecimento prático aos estudantes. Nesta obra, a título de apresentação de técnica construtiva não comum em nossa região, foi utilizado um radier protendido”.

O engenheiro Primo explica que “esta placa, o radier, dá suporte à edificação como um todo. Para que as características de resistência desta placa fossem ampliadas, adotou-se a técnica de protensão (pós-tensão) do concreto da placa. Este sistema consiste na utilização de cordoalhas de aço concretadas no interior da placa e posteriormente tensionadas  para que o concreto fique totalmente comprimido. Desta forma, obtém-se economia na utilização de armadura convencional (vergalhões de aço) para o concreto armado”.

O professor Primo acrescenta que “este processo confere à fundação excelentes características de resistência e permeabilidade, pois existe redução de fissuras.”

A tecnologia de protensão é largamente utilizada em obras de grande porte, nas capitais e outros grandes centros do país. Aqui na Região, a técnica está sendo disponibilizada recentemente e a URI cumpre com o objetivo de trazer aos acadêmicos e comunidade, conhecimento de ponta.almoxquimico_marcusprimo amoxquímico_marcusprimo2 almoxquímico_base