Protótipo do Veículo “Cavalo de Lata” é Apresentado na 11ª Feaagri/Missões

8 de setembro de 2024

 

Durante a 11ª Feaagri/Missões, tendo como local a Casa da URI, no parque de Exposições, foi apresentado à comunidade o protótipo do veículo “Cavalo de Lata”. A solenidade, ocorrida na tarde de domingo (8), contou com a presença de diversas autoridades e membros da comunidade.

Entre os presentes estavam a Diretora-Geral da URI Santo Ângelo, Berenice Wbatuba, o prefeito municipal Jacques Barbosa, o presidente da Feaagri, Diomar Formenton, os diretores Acadêmico Carlos Lemos e Administrativo Gilberto Pacheco, o Secretário Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Antônio Ribeiro, a presidente do Conselho Municipal de Defesa Animal e da ONG Pé de Pano, além dos coordenadores dos cursos de Engenharia Mecânica, Flávio Kieckow, de Engenharia Elétrica, Iuri Figueiró e as coordenadoras do Programa Mais Ciência, professoras Rosângela Prestes e Eliani Retzlaff. A Embaixatriz da Feira, Ariadine Zenatti, também marcou presença, juntamente com outros coordenadores de cursos da URI, técnicos administrativos, vereadores, secretários municipais e a comunidade em geral.

Projeto Cavalo de Lata: Uma Iniciativa de Longa Data

A iniciativa do projeto “Cavalo de Lata” é fruto de uma lei municipal aprovada pelo Poder Legislativo de Santo Ângelo, atendendo a uma reivindicação de mais de sete anos da ONG de proteção de equinos Pé de Pano. O Poder Público abraçou a ideia e destinou recursos na ordem de R$ 23 mil para o desenvolvimento do projeto nos laboratórios de Mecânica e Elétrica da URI.

Desenvolvimento e Especificações Técnicas

Sob a supervisão constante dos professores, os acadêmicos Henrique Corrêa Marques, do curso de Engenharia Mecânica, e Luiz Henrique, do curso de Engenharia Elétrica, transformaram o projeto em realidade. O protótipo é um triciclo 100% movido a energia elétrica, com 1.600 watts de potência, duas baterias e autonomia de três horas. O veículo tem capacidade para transportar até cem quilos de carga.

Avanços e Futuro do Projeto

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor Flávio Kieckow, o curso de Engenharia Elétrica ainda está trabalhando no aprimoramento do projeto para o aproveitamento da energia solar, com estudos em estágio avançado.

Compromisso com o Desenvolvimento Regional

A diretora-geral da URI Santo Ângelo, Berenice Wbatuba, destacou o compromisso da universidade com o desenvolvimento econômico, social e cultural da região das Missões há 55 anos. “Esse é o nosso propósito: transformar a vida das pessoas pelo conhecimento e tecnologia”, afirmou. Ela ressaltou que o compromisso de uma universidade comunitária é estar comprometida com o desenvolvimento local e regional, efetuando práticas propositivas através da hélice quádrupla, envolvendo a Universidade, o Poder Público, Empresas e Sociedade Civil.

Impacto Social e Ambiental

O prefeito Jacques Barbosa classificou o projeto como de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida dos carroceiros e o bem-estar dos animais. Ele destacou que o projeto representa um avanço em direção ao fim da tração animal na área urbana, em conformidade com a lei municipal que proíbe a circulação de carroças tracionadas por equinos, asininos e muares a partir de 2026. “É mais um avanço na política da gestão em defesa, proteção e bem-estar animal. Investimos mais de R$ 1 milhão por ano na política de proteção”, afirmou.