Reitoria promove XVI Seminário de Formação Continuada para Gestores da URI

24 de julho de 2024

 

A Reitoria da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI) realizou, nesta terça-feira (23), o XVI Seminário de Formação Continuada para Gestores da URI. O evento ocorreu no câmpus de Erechim e contou com mais de 150 pessoas, dentre Diretorias de Câmpus, Coordenadores de Área e de Curso, Gestores de Polo, Docentes e Técnicos Administrativos da Universidade. Na abertura, os participantes contaram com uma apresentação do pianista e acadêmico do curso de ciências da computação da URI, Samuel Martini, que apresentou Prelúdio em dó sustenido menor de Serguei Rachmaninoff e, em seguida, Noturno em dó menor de Frederick Chopin.

Após este momento, aconteceu a palestra sobre “Habilidades sociais e humanas do Ensino Superior”, com o psiquiatra, Dr. Tiago Figueiredo. “Um dos pontos que podemos destacar foi a sessão matinal com o Dr. Thiago, focada no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Essa dimensão é considerada crucial no contexto universitário, onde o objetivo é não apenas transmitir conhecimentos acadêmicos, mas também formar indivíduos com uma forte base humanística. A universidade busca assim promover valores de solidariedade, não violência e combate aos preconceitos”, comentou a Pró-Reitora de Ensino da URI, Profª Edite Sudbrack.

Na parte da tarde, o Seminário seguiu com os “Diálogos por segmentos”. Os grupos foram divididos em espaços da universidade: a Profª. Dra. Jacqueline Enricone ministrou a temática “Habilidades sociais e humanas: como potencializá-las em cada estágio de desenvolvimento” para os Professores das Escolas de Educação Básica, no Anfiteatro; a Professora e Psicóloga Nadine Fabiane falou sobre “Habilidades sociais e humanas no ambiente de trabalho”, para os Técnicos Administrativos na sala 3.16 e, no Salão de Atos, o Prof. Dr. Arnaldo Nogaro tratou de “Unidades curriculares de convergência” com os Professores de Graduação e Pós-Graduação.

Ao fim das palestras, o grupo de participantes do evento voltou a se reunir no Salão da Atos para que os mediadores compartilhassem o que foi debatido nos Diálogos por Segmentos e, após, todos participaram da cerimônia de encerramento do Seminário. “O compromisso da universidade com a formação integral dos seus profissionais reflete sua visão de contribuir não apenas para o avanço acadêmico, mas também para o desenvolvimento humano e social, capacitando indivíduos para enfrentar os desafios contemporâneos com compreensão e empatia”, concluiu a Profª Edite.