LABORATÓRIO DE ANATOMIA DA URI PROMOVE INTEGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO

28 de junho de 2024

 

O Laboratório de Anatomia da URI Santo Ângelo abriu suas portas para receber estudantes de escolas do Ensino Médio, proporcionando uma experiência única e enriquecedora.

Durante todo o mês de junho, o projeto “O estudo do corpo humano: uma interação Universidade e Escola” tem sido um ponto de encontro entre o conhecimento teórico e a prática, coordenado pelos professores Tiago Bittencourt e Fernando Cassel, com a participação da aluna bolsista Bethânia Flach.

A iniciativa conta com a colaboração direta de acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Biomedicina e Medicina Veterinária, com a participação do coordenador do curso professor Carlos Wilges.

Durante as visitas, os alunos do Ensino Médio têm a oportunidade de interagir com os acadêmicos da URI, esclarecendo dúvidas e conhecendo de perto muitos dos órgãos do corpo humano e suas funções.

A professora Diane Lorenzon, responsável pela disciplina de Biologia no Colégio Tiradentes, destacou a importância da visita ao Laboratório de Anatomia da Universidade.

“A visita concilia o que ensinamos na sala de aula de forma teórica. Conhecendo o corpo humano na prática, os alunos conseguem fixar o conteúdo de maneira mais eficaz”, afirmou a professora.

Segundo ela, os estudantes ficam encantados com a possibilidade de ver de perto os órgãos humanos e de solucionar suas dúvidas com os acadêmicos da URI.

O projeto tem sido um sucesso, recebendo um número significativo de visitantes. Durante este mês de junho, o Laboratório de Anatomia acolheu 50 estudantes da Escola Estadual Augusto Nascimento e Silva, 40 alunos do Colégio Marista, 80 do Instituto Estadual Odão Felippe Pippi, 24 estudantes da Escola da URI e outros 80 alunos do Colégio Tiradentes.

A iniciativa não só enriquece o aprendizado dos alunos do Ensino Médio, mas também fortalece a relação entre a Universidade e as escolas da região, promovendo uma troca de conhecimentos que beneficia a todos os envolvidos.

O projeto “O estudo do corpo humano: uma interação Universidade e Escola” é um exemplo claro de como a educação pode ser transformadora quando teoria e prática caminham juntas.