VISITA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ÀS ENGENHARIAS DA URI MOTIVA FUTURAS GERAÇÕES

25 de junho de 2024

 

Na tarde de terça-feira, dia 25, as engenharias da URI – Elétrica, Mecânica e Civil – abriram suas portas para receber alunos de três escolas de Santo Ângelo: Instituto Estadual Odão Felippe Pippi, Colégio Marista e Escola da URI.

A visita proporcionou aos estudantes uma imersão no universo acadêmico e prático das engenharias, despertando neles o interesse por essas áreas do conhecimento.

Engenharia Elétrica: Inovação e Tecnologia

Os alunos foram recepcionados pelos professores Iuri Castro Figueiró e Alexandre dos Santos Roque, que apresentaram a estrutura do curso de Engenharia Elétrica e seus diversos laboratórios. Durante a visita, os estudantes conheceram projetos desenvolvidos nas disciplinas de instalações industriais, eletrônica digital II, geração de energia e robótica.

Acadêmicos do curso explicaram detalhadamente projetos práticos, como o motor imbricado de corrente contínua, estacionamento automatizado via CLP (microcontrolador), estacionamento inteligente com programação de fluxo de carros, contador de pessoas com leitura de sensor laser e a bike elétrica como geradora de energia.

Dois projetos chamaram especial atenção: o INMOOV URI, um robô humanoide, e o robô quadrúpede Eletrocão, que está em desenvolvimento há três meses e já realiza movimentos como sentar, deitar, levantar e dar a patinha. O próximo desafio é fazer o Eletrocão caminhar.

Engenharia Mecânica: Conhecimento Aplicado

No curso de Engenharia Mecânica, os estudantes conheceram laboratórios de motores, termodinâmica (transferência de calor e refrigeração), hidráulica, simulação e materiais, além do projeto URIBAJA.

Os professores Flávio Kieckow e Cleiton Fonseca comentaram sobre a profissão e as diversas atividades do engenheiro mecânico, supervisionando as apresentações dos projetos acadêmicos.

Engenharia Civil: Estrutura e Prática

A última parada foi no curso de Engenharia Civil, onde os professores Gustavo Cantarelli e Boris Casanova Sokolovicz, acompanhados de acadêmicos, apresentaram o curso e realizaram demonstrações práticas nos laboratórios de concreto, pavimentação, solos (geotecnia e geologia), estruturas, topografia, hidráulica e barragens.

Para os professores coordenadores das engenharias Elétrica, Mecânica e Civil – Iuri Castro Figueiró, Flávio Kieckow e Gustavo Cantarelli – esse tipo de atividade é fundamental. “Demonstra a extensão praticada pelos acadêmicos e desperta nos estudantes do Ensino Médio o interesse em atuar em uma das áreas da engenharia”, afirmaram.

A visita não apenas proporcionou uma visão prática e realista das engenharias, mas também inspirou os jovens a considerarem essas carreiras como opções viáveis e promissoras para o futuro. A interação com projetos inovadores e a possibilidade de ver a aplicação do conhecimento teórico na prática são elementos motivadores que podem definir o rumo profissional desses estudantes.