ALUNO DE AGRONOMIA DA URI PARTICIPA DE VOLUNTARIADO EM FAZENDA SUSTENTÁVEL NA SUÍÇA

24 de junho de 2024

 

Dennis Schieferdecker, aluno do 5º semestre do curso de Agronomia da URI Santo Ângelo, embarca no próximo dia 10 de julho para uma experiência única na Suíça.

Ele participará de um programa de voluntariado em uma fazenda orgânica e 100% sustentável localizada na cidade de Yverson, junto à comunidade de Cuarny, no sul do país.

Durante 60 dias, Dennis pretende compreender todo o processo de uma área agrícola sustentável, que inclui a produção de alimentos, energia e até mesmo gás de cozinha de forma autossuficiente.

A ideia de buscar conhecimento no exterior surgiu no início de seu curso de Agronomia, com o objetivo de desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre agricultura sustentável e orgânica.

Dennis, por iniciativa própria, procurou oportunidades de voluntariado na Europa e, após considerar várias opções, escolheu a fazenda no sul da Suíça.

Ele trabalhará quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, recebendo alojamento e alimentação. Qualquer trabalho extra será remunerado. Os únicos custos para Dennis são as passagens de ida e volta do Brasil até Zurique e o seguro viagem.

Dennis destaca a importância de entender e implementar práticas agrícolas sustentáveis, especialmente em regiões como as Missões, onde a produção é altamente mecanizada e dependente de defensivos agrícolas.

“Minha visão é diferenciada, e acredito que nas pequenas propriedades é possível a implementação de uma produção totalmente sustentável, ampliando em muito a qualidade de vida”, afirma.

Para a coordenadora do curso de Agronomia, Giselda Ghisleni, a participação de acadêmicos em intercâmbios internacionais confirma a excelência educacional da URI Campus de Santo Ângelo.

“Conhecer um país diferente, uma língua diferente, um outro modo de se relacionar com as pessoas, crescimento pessoal, conhecimento de várias culturas, uma outra didática proporcionada nas aulas e um outro modo de pensar a sua profissão, são experiências que possibilitam conhecer o mundo para além do que até então é conhecido”, ressalta Ghisleni.

O intercâmbio proporciona ao acadêmico contato com realidades distintas, mostrando que é possível mudar a forma de fazer as coisas e a importância de buscar novos conhecimentos continuamente. Essa experiência enriquece a formação acadêmica, oferecendo uma visão global e diversidade cultural.