CURSO GRATUITO SOBRE APLICAÇÃO CORRETA E SEGURA DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS

5 de junho de 2024

 

A Universidade Regional Integrada-URI Santo Ângelo deu início, nesta quarta-feira, ao curso gratuito “Aplicação Correta e Segura de Defensivos Agrícolas – NR-31”.

Com duração de 20 horas, o curso é voltado para acadêmicos de diversos semestres do curso de Agronomia e é ministrado pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o Engenheiro Agrônomo Celso Prevedello.

O curso é dividido em duas partes: teórica e prática. A parte teórica, com duração de 12 horas, aborda uma ampla gama de tópicos essenciais para a compreensão e manejo seguro de agrotóxicos. Entre os temas discutidos estão:

Conceitos e considerações sobre agrotóxicos; Interpretação dos rótulos de diferentes tipos de agrotóxicos, como inseticidas, fungicidas, acaricidas, herbicidas, adjuvantes e produtos afins; Identificação de riscos e formas de exposição direta e indireta aos agrotóxicos; Principais vias de penetração, incluindo exposição ocular, inalação dérmica e oral; Sinais e sintomas de intoxicação e primeiros socorros em casos de contato com a pele, olhos, ingestão e inalação; Rotulagem e sinalização das áreas de risco;  Tipos de pulverizadores disponíveis no mercado; Procedimentos preconizados na NR 31.7 quanto ao uso de agrotóxicos e afins.

A parte prática, com duração de 8 horas, inclui atividades como:

Uso e manutenção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), incluindo descarte, limpeza e manutenção das roupas e equipamentos de proteção; Manutenção, regulagem e calibração de pulverizadores; Transporte, armazenamento, preparo e aplicação de agrotóxicos; Tríplice lavagem e destino final de embalagens vazias; Avaliação das condições climáticas para aplicação e avaliação da deposição de produto, deriva e escorrimento.

A coordenadora do curso de Agronomia da URI, professora Giselda Guisleni, destacou a importância da parceria entre a Universidade e o SENAR, através do Sindicato Rural de Santo Ângelo.

“Essa ação possibilita que os acadêmicos, dentro do próprio campus, possam se habilitar para as mais diversas atividades ligadas ao setor do agronegócio. A formação prática e teórica oferecida pelo curso é fundamental para a capacitação dos nossos alunos”, afirmou.

Ao final do curso, os acadêmicos participantes receberão um certificado de habilitação conforme a Norma Reguladora nº 31, que trata da aplicação correta e segura de defensivos agrícolas. Este certificado é um diferencial importante para os futuros agrônomos, garantindo que estejam aptos a atuar de maneira segura e eficiente no manejo de agrotóxicos.

A URI Santo Ângelo reafirma seu compromisso com a formação de qualidade e a segurança no setor agrícola, proporcionando aos seus alunos oportunidades de aprendizado que vão além da sala de aula.