CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA ENGAJADO EM CAMPANHA DE DOAÇÃO PARA ATINGIDOS POR ENCHENTES

21 de maio de 2024

 

O curso de Medicina Veterinária da URI Santo Ângelo está demonstrando um forte compromisso social ao se engajar ativamente na campanha de doação para os atingidos pelas enchentes na região metropolitana e no Vale do Taquari.

Em uma ação coordenada e solidária, alunos, professores e funcionários uniram esforços para arrecadar e distribuir donativos essenciais.

A mobilização teve início entre os próprios alunos do curso de Veterinária, que, com o apoio integral do corpo docente, organizaram uma campanha de arrecadação de donativos.

O empresário Fábio de Oliveira, da empresa Scavol, gentilmente cedeu um caminhão para o transporte dos itens arrecadados. A ação também contou com a participação efetiva do Grupo de Proteção Animal do município, através de Isabel Seibt.

No total, foram carregados 1 tonelada e 89 kg de rações para cães e gatos, além de 30 fardos de feno destinados a equinos.

O professor Carlos Wilges, coordenador do curso de Veterinária, destacou a importância da iniciativa dos alunos e o apoio recebido de toda a comunidade acadêmica. “A mobilização partiu dos próprios alunos, que se organizaram e tiveram o apoio de todo o corpo docente para angariar os donativos”, afirmou Wilges.

Além das doações de alimentos para animais, a URI Santo Ângelo, em parceria com a empresa Nutifruti do distrito Buriti, encaminhou 40 mil litros de água potável para a região de Canoas.

A universidade também reuniu uma grande quantidade de roupas, gêneros alimentícios, materiais de higiene pessoal e de limpeza, que foram entregues à Primeira-Dama de Santo Ângelo, Juliana Barbosa. Ela coordena a Central do Bem e o depósito regional da Defesa Civil, que são responsáveis pela distribuição dos donativos.

A ação da URI Santo Ângelo é um exemplo de como a educação e a solidariedade podem caminhar juntas em momentos de crise. A universidade, através de sua direção, professores, funcionários e alunos, mostrou-se profundamente envolvida com a tragédia que afetou tantas famílias. Este esforço conjunto não apenas alivia o sofrimento imediato dos atingidos, mas também fortalece os laços de comunidade e responsabilidade social.