Ciências Humanas e Licenciaturas da URI Santo Ângelo realizam evento de abertura oficial do semestre

4 de março de 2016

Nesta quarta-feira (2), os cursos da área de Ciências Humanas e as Licenciaturas da URI Santo Ângelo realizaram a abertura oficial do semestre. Acadêmicos, professores e coordenadores dos cursos de Pedagogia, Psicologia, Teologia, Matemática e Educação Física participaram da atividade. O evento também marcou a abertura do semestre para o PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

Inicialmente, a professora Viviana da Rosa Deon realizou uma reflexão incial. Ela falou sobre a responsabilidade das pessoas para um mundo melhor, e a importância dos sonhos, desejos e ações.

Na sequência, o diretor-acadêmico da URI Santo Ângelo, professor Marcelo Stracke, deu as boas-vindas aos estudantes. Marcelo comemorou a permanência do PIBID: “Conheci algumas das ações e fiquei impressionado com a importância do trabalho realizado nas escolas. É um programa que com certeza deu certo”. O diretor ainda falou sobre a relevância do pensar e refletir sobre o que queremos e o que desejamos. “O resultado de uma Universidade é o resultado do trabalho de todos: professores, coordenadores e alunos”, afirmou.

A coordenadora da área de Ciências Humanas, professora Lizete Dieguez Piber, destacou a oportunidade da abertura do semestre como uma ocasião para os estudantes se reconhecerem como integrantes da área, juntamente com a integração com as licenciaturas: “Na nossa área do conhecimento o diálogo e a interdisciplinaridade têm grande relevância. Buscamos promover a reflexão e criar espaços coletivos de discussão”, destacou.

Na sequência, houve apresentação dos coordenadores do PIBID e início oficial das atividades. Professores dos cursos de Matemática, Educação Física e Pedagogia destacaram a importância do programa, bem como comemoraram a manutenção das bolsas de 24 meses. Ainda, foram realizados relatos sobre as ações do programa nas escolas de Santo Ângelo e região.

A primeira palestra da noite foi ministrada pelo doutor em Educação Adair Adams. Professor do curso de Teologia da URI, Adair falou sobre a Formação do Humano em Tempo de Técnicas. Ele citou exemplos de diversas formas de tecnicismo, e falou sobre a decisão política compartilhada sobre a operacionalização dos processos. “Nenhuma das ciências e tecnologias que hoje existem conseguem dar conta do sentido do ser humano nem a idade da humanidade”, ressaltou o palestrante.

Em seguida, a professora doutora Lizandra Andrada Nascimento, da URI São Luiz, ministrou a palestra “Humanização em Tempos de Supervalorização da Técnica”. Conforme Lizandra, nenhuma interação e mediação poderá ser substituta do professor, pelos diferentes aprendizados que o ser humano vivencia.

 

DSC_0029 DSC_0041 DSC_0062 DSC_0084 DSC_0088 DSC_0095 DSC_0105 DSC_0111 DSC_0113 DSC_0114 DSC_0118 DSC_0122 DSC_0131 DSC_0135 DSC_0137 Professora Lisandra Andrade Nascimento