Internacionalização, Direitos Humanos, Etnias e Meio Ambiente nortearam o V Ciclo de Formação Continuada da URI em Santo Ângelo

3 de março de 2016

A URI Santo Ângelo sediou, na quarta-feira, 2, o V Ciclo de Formação Continuada para Coordenadores: Gestão Estratégica da Rede Colaborativa da URI, destinado a gestores, professores e técnico-administrativos, e que acontece anualmente no mês de março, em todas as unidades.

Após a abertura feita pelo Diretor Acadêmico Marcelo Stracke e o pronunciamento institucional do reitor Luiz Mario Silveira Spinelli, o economista Danilo D’Attanasio Esposito, Consultor de Relações Internacionais de universidades italianas, abordou o tema “Internacionalização: diálogos com a Itália”.

Esposito explicou as áreas de maior qualificação de cada uma das cinco universidades italianas com as quais a URI assinou convênios para intercâmbio em 2015; apresentou dados a respeito da Itália e seu sistema educacional, ressaltando que hoje, a internacionalização é assunto estratégico para o desenvolvimento das universidades no mundo inteiro.

O palestrante observou que as instituições italianas têm muito interesse em manter intercâmbio com o Brasil, porque veem no país grandes possibilidades de trocas na pesquisa, na didática e na transferência tecnológica. “O intercâmbio gera desafios ao professor, aprendizado de novo idioma, de nova cultuar e de novas competências, além de gerar inovação e ainda repercutir no desenvolvimento econômico”.

Na sequência, e até o final da tarde, aconteceram as oficinas “Educação em Direitos Humanos”, a cargo do Mestrado em Direito da URI Santo Ângelo; “Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena”, com o Mestrado em Letras da URI Frederico Westphalen e “Educação Ambiental”, a cargo do Mestrado em Ecologia da URI Erechim.

O encerramento das atividades coube à Pró-Reitora de Ensino Rosane Vontobel Rodrigues.

MANIFESTAÇÕES

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o Diretor Acadêmico Marcelo Stracke observou que a formação continuada é institucionalizada na URI e que é fundamental parar para refletir. A respeito do tema principal do Ciclo, Marcelo disse que “fazer internacionalização não significa apenas enviar alunos para o exterior, mas também propiciar a recepção de estudantes estrangeiros. Os temas das oficinas são transversais e precisamos estar sempre nos aprimorando, pois uma universidade nunca está pronta. Para oferecer educação de qualidade, todos nós precisamos estar cada vez mais qualificados”.

“Na verdade, temos que nos reinventar todos os dias, pois o cotidiano e seus acontecimentos, felizmente nos tiram qualquer possibilidade de acomodação”.Com este comentário, o Reitor Spinelli reforçou a necessidade de formação contínua e de socialização do conhecimento, com reflexões e debates. “Para nós, isso não tem sido fácil em função de sermos multicampi, mas a formação continuada está conseguindo fortalecer nosso propósito. O importante, é que todos estejam de coração aberto para participar, refletir, pensar a URI e buscar caminhos para enfrentarmos os desafios”.

No encerramento do Ciclo de Formação Continuada, que é coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino, a Pró-Reitora Rosane Vontobel Rodrigues agradeceu a todos os que se dispuseram a contribuir com seus conhecimentos nas respectivas áreas abordadas, assim como aos participantes, enfatizando o papel dos professores na socialização dos temas e na organização de atividades com as universidades conveniadas, buscando resultados concretos no que diz respeito à permanente qualificação.

Nas fotos, abertura com o Reitor Spinelli e o Diretor Acadêmico Marcelo Stracke, palestra com Danilo Esposito, oficina de  Meio Ambiente, agradecimento a palestrantes e encerramento com a pró-Reitora Rosane.

O V Ciclo de Formação Continuada da URI prossegue dia 3 de março em São Luiz Gonzaga, reunindo a extensão de Cerro Largo; dia 8 em Erechim, dia 10 em Frederico Westphalen e dia 16 de março em Santiago.reitor_abertura marcelo_abertura palestrante_italia oficina_meioambiente1 encerramento_direçãouri proreitora_encerra