Educação Inclusiva foi tema de palestra no retorno às aulas da URI Santo Ângelo

22 de fevereiro de 2016

A agenda de atividades da Semana de Volta às Aulas na URI Santo Ângelo começou a ser desenvolvida na tarde de sexta-feira, 19, quando professores e funcionários reuniram-se no auditório do prédio 13 para momento de capacitação interna.

Ao dar as boas-vindas, o Diretor-Acadêmico Marcelo Paulo Stracke incentivou os presentes a darem o máximo de si em seus setores, a fim de oferecer sempre mais qualidade. “A palestra com o tema Educação Inclusiva vai contribuir para nossa capacitação em bem servir. A formação continuada é fundamental para nos atualizar e buscar as mudanças necessárias em nosso agir.”

Na oportunidade, a direção apresentou o Núcleo de Acessibilidade da URI, implantado em novembro de 2015. Coordenado pelo Diretor Marcelo Paulo Stracke, tem como integrantes os engenheiros Romeu Weierbacher e Marcelo Posser, a professora Cristina Paludo, a psico-pedagoga Carina Streda,a psicóloga Kamila Perin, a Educadora Especial Débora Escobar e a representante da Ouvidoria, Liane Lucca. O objetivo do Núcleo é oferecer à comunidade acadêmica suporte para participação efetiva na vida da Universidade por meio de acessibilidade não só pedagógica como também física, virtual e tecnológica.

Em seguida, a doutora em Educação Especial, Rosângela Machado, ministrou palestra com o tema “Educação Inclusiva” fazendo, inicialmente, uma retrospectiva a respeito da situação de pessoas com deficiência. Ela lembrou que no passado, estas não tinham sequer direito à vida, sendo jogadas em fogueiras, segregadas pelo preconceito, vistas como pecadoras ou possuídas pelo demônio. “Foi a partir da Idade Moderna, quando o homem passou a ser o centro do universo que pessoas sem visão, sem audição, começaram a ter espaços especializados, como clínicas ou escolas especiais. A ênfase foi o direito à vida, mas ainda segregados. Foi só a partir de 1960 que surgiu o movimento de integração escolar, mas ainda parcial. No Brasil, no início do ano 2000 é que chegou o movimento nascido nos países nórdicos, buscando a inclusão”.

Então, observou a palestrante, “faz apenas 16 anos que falamos e buscamos a inclusão, contra séculos de exclusão e segregação. A dificuldade que encontramos em conviver com os deficientes, reflete justamente a falta de convivência histórica. Não sabemos se devemos sentir pena, se vê-los como coitadinhos, como devemos ajudar. Mas a nossa dificuldade não pode ser motivo para excluir da sociedade, aquele que nasceu na sociedade”.

A questão é complexa, concluiu a doutora Rosângela, “e muito precisamos aprender. Precisamos entender que na verdade, não existe ninguém igual e entre as falhas que ainda persistem a Educação, está o fato de o professor querer que todos os alunos da sala atinjam os mesmos resultados”.

PROGRAMAÇÃO

A Semana de Voltas às Aulas prossegue nesta segunda-feira, 22, com Reunião de Professores às 14h e, às 19h30, Recepção aos Estudantes, tanto calouros como veteranos, no Ginásio de Esportes. Em ambos os momentos, o professor Augusto Niche será o palestrante, abordando temas pertinentes aos docentes e aos universitários.

Na terça-feira, 23, apenas os calouros reúnem-se no auditório do prédio 13, para apresentação dos diferentes setores da Universidade.

Dia 24, quarta-feira, haverá Show de Talentos na quadra em frente ao prédio 3, organizado pelo Diretório Central de Estudantes e dia 25, quinta-feira, os calouros terão oficinas ministradas pelos veteranos. A Semana de Recepção aos Calouros encerra dia 26, sexta-feira, com festa promovida pelo DCE.

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