Formanda em Direito da URI Santo Ângelo conclui intercâmbio na Universidade de Coimbra

19 de fevereiro de 2016

Frequentar uma universidade fundada em 1.290 por um rei, que conta entre seus ex-alunos notáveis como Luís de Camões e Eça de Queirós, com certeza é uma experiência marcante.

Foi o que viveu Débora Patrícia Seger, 23 anos, acadêmica do 10º semestre do curso de Direito da URI Santo Ângelo, na Universidade de Coimbra, Portugal.

Selecionada pela média de suas notas e pelo currículo, Débora participou do Programa Santander Íbero-Americano, de setembro a dezembro de 2015.

“Todos deveriam viver esta experiência, diz a intercambista, e para cada um será sempre uma vivência única, pois cada qual tem sua vida aqui no Brasil e, assim, vai comparar e avaliar o intercâmbio de forma diferente”.

Débora frequentou três disciplinas que podem ser aproveitadas no Brasil. “Todas as matérias têm três horas teóricas e duas horas práticas. A Universidade de Coimbra ainda hoje é extremamente tradicional. A biblioteca geral tem 10 andares, com milhares de volumes e a solicitação de um livro deve ser feita no computador, via sistema. Mas os estudantes não têm muito contato nem incentivo à pesquisa como na URI, e o estágio só acontece após a formatura”.

A formanda de Direito diz que a troca de culturas que teve foi extraordinária. “Convivi com brasileiros de diferentes regiões, além de estudantes da Espanha, Itália e Alemanha. Todos os lugares têm qualidades e defeitos, e o intercâmbio me fez comparar e avaliar de outra forma o meu país, a minha região e o meu curso. Podemos e devemos valorizar mais nossa cultura e nossas instituições. Entre as minhas conclusões, posso afirmar que moro na melhor região do país e estudo numa excelente universidade. Agradeço à URI pelo incentivo, apoio e orientação, pois não são em todas as instituições de ensino que se tem oportunidades como esta”.

Em função do intercâmbio, Débora alterou seus planos: pensa em seguir a carreira de docente e advogar.debora_emcoimbra