Extensão da URI, ONG Themis e Coordenadoria da Mulher concluem formação de Promotoras Legais Populares

2 de dezembro de 2021

 

 As professoras da URI Santo Ângelo Lizete Dieguez Piber (Psicologia) e Rosângela Angelin (PPGD e graduação em Direito) com a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Santo Ângelo e a ONG THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos realizaram no ano de 2021 o Curso de Formação de Promotoras Legais Populares (PLPs), contando com a presença de mais de 20 mulheres.

Esse Curso foi criado pela ONG THEMIS, como um projeto estratégico para repensar o campo jurídico visando garantir o acesso à justiça a todas as mulheres: as Promotoras Legais Populares (PLPs). Esse curso capacita lideranças comunitárias femininas em noções básicas de Direito, direitos humanos das mulheres, organização do Estado e do Poder Judiciário, dentre outras temáticas pertinentes conforme o contexto do bairro ou região na qual estão inseridas. Após uma formação de 64 horas/aula, as PLPs atuam voluntariamente em suas comunidades na defesa, orientação e triagem de demandas de violação de direitos; na prevenção de violações, através da educação sociocomunitária, e na promoção de direitos. (THEMIS, Gênero, Justiça e Direitos Humanos).

A formação foi realizada com a contribuição voluntária de várias/os profissionais da área do direito, psicologia e pedagogia, que partilharam seus conhecimentos com as Promotoras Legais Populares. O trabalho das Promotoras Legais Populares, vem a ser um potente instrumento de afirmação e disseminação de direitos humanos das mulheres, em especial, diante da violência doméstica e familiar contra mulheres. As Promotoras Legais Populares, como lideranças em suas comunidades, ampliam a rede de proteção, pois seus trabalhos permitirão acolher, orientar e encaminhar demandas de violação de direitos humanos, materizalizados em casos de violência física, psicológica, maus tratos e todos os tipos de abusos contra mulheres, bem como da prevenção de tais violações na perspectiva da promoção e efetivação de direitos.

No dia 26 de novembro de 2021 foi realizada a Formatura das Promotoras Legais Populares (PLPs), contanto com a presença de várias lideranças e entidades locais.

Projetos de Extensão como esse, reiteram o compromisso da URI, uma Universidade Comunitária, articulada com os anseios e demandas da sociedade, de produzir relevantes contribuições no cenário das relações interpessoais e dos direitos humanos. Esse compromisso se materializa, também, através de ações de promoção do cuidado e proteção à mulher. Tem-se trabalhado de forma responsável e ética, ao longo dos anos, com ações de ensino, pesquisa e extensão na busca coletiva de estratégias de enfrentamento para prevenção da violência de gênero e promoção de relações sócio afetivas mais saudáveis. Essas diferentes intervenções têm possibilitado ampliar o alcance das discussões sobre tão delicada e sensível temática com a comunidade acadêmica e a sociedade.