Comunidade acadêmica da URI tem até dia 18 para participar da Autoavaliação Institucional

12 de novembro de 2021

 

O processo de Autoavaliação Institucional referente ao segundo semestre de 2021 prorrogou o prazo para o dia 18 de novembro, quinta-feira.

O processo de Autoavaliação Institucional é parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior que, junto a outros indicadores, permite identificar, planejar e executar os processos de ensino, pesquisa e extensão realizados pela URI.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, estabelecido pela Lei n. 10.861/2004, é composto por três pilares principais: o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), as visitas in loco das comissões do MEC e a Autoavaliação Institucional. Juntos, permitem avaliar o Ensino, a pesquisa, extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos e a gestão da Instituição, do corpo docente e das instalações.

A CPA (Comissão Própria de Avaliação), responsável pela condução da autoavaliação divulga um relatório para os gestores com os resultados dos questionários aplicados.

No último ciclo de autoavaliação, os alunos avaliaram os professores e coordenadores de curso, mostrando que o relacionamento entre professores/gestores é excelente ou muito bom para 67% dos acadêmicos que participaram! Essa é uma excelente oportunidade para valorizar o que está bom e apontar o que pode ser melhorado.

Neste semestre os segmentos avaliados incluem a graduação e a pós-graduação com os programas de mestrado e doutorado. É uma oportunidade tanto para alunos quanto professores, de ambos os segmentos, manifestarem as suas opiniões sobre as potencialidades e os pontos a serem melhorados de forma clara, respeitosa e ética.