“Mais Ciência” agendou para 25 de novembro a premiação de alunos e professores

18 de outubro de 2021

Incluído no programa da 18ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, o Evento Educacional Mais Ciência, promovido pela URI Santo Ângelo, com apoio da empresa Bigriver (instalada no TecnoURI), Receita Federal e demais parceiros, reuniu virtualmente alunos e professores de 31 escolas públicas da região cujas coordenadorias regionais compõem o Polo 3.

No dia 6, pela manhã, um aluno representante de cada escola participou de forma remota, por meio de uma plataforma, do Concurso de Redação, cujo tema proposto foi “Desafio da Ciência e da Tecnologia para a promoção da saúde e a construção de um mundo melhor”.

No turno da tarde, teve início a Olimpíada do Conhecimento entre equipes.  Planejada para se desenvolver em duas etapas, no dia 6 aconteceu a fase teste da plataforma Mais Ciência, via transmissão da URI e escolas. O objetivo era que os alunos vivenciassem a dinâmica do evento, com questões que envolvem os componentes curriculares de Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, História, Educação Física, Química, Física e Biologia.

Na fase teste foi feito o cadastro das 44 equipes das escolas na plataforma, interação ao vivo com professores e alunos, além de interação com torcidas pelo chat do youtube. As equipes, formadas por 10 alunos cada, responderam questões para avaliação da interface da plataforma, com o intuito de fazer ajustes de ferramentas para posterior uso na final, que acontecerá de forma presencial no dia 25 de novembro de 2021.

No dia 14 de outubro aconteceu a atividade de valorização do trabalho docente com a apresentação de relatos de experiências dos professores. Foram 19 relatos envolvendo conhecimento e emoção. Os registros dos professores serão publicados em um livro, via fomento do CNPq.

Aguarda-se agora o dia 25 de novembro para a finalização da 1ª edição do “Mais Ciência”. Nessa data, por meio da Receita Federal e outros apoiadores da Educação, alunos e professores serão premiados.

Nas fotos, a abertura do evento; atividades no formato remoto e a presença dos diretores Gilberto Pacheco – Geral e Berenice Rossner Wbatuba – Administrativa, e do professor doutor João Krause.