Alunos da Escola da URI ouviram a história do atleta paralímpico Bruno Becker, que competirá no Japão

16 de julho de 2021

 

A Escola de Educação Básica da URI Santo Ângelo promoveu na tarde de quarta-feira, 14, palestra virtual com o atleta paralímpico Bruno Becker.

O professor de Educação Física da Escola, Nelson Michel Klahr Mello fez a apresentação do palestrante.

Natural de Rio do Sul, SC, Bruno Becker da Silva nasceu sem o braço direito e sem as pernas, mas encontrou na natação uma forma de realizar seus sonhos e incentivar outras pessoas a sonhar. A prova da competência do nadador é que ele já quebrou diversas marcas: registra 21 recordes brasileiros, três americanos e dois mundiais. Agora o atleta se prepara para levar Rio do Sul e o Brasil até Tóquio no Japão, onde busca competir pelas Olimpíadas de 2020, previstas para acontecer entre agosto e setembro de 2021.

Bruno relatou sua experiência de vida, destacando ser grato pelo apoio que sempre recebeu dos familiares e amigos. “Sempre acreditaram no meu potencial. Meu irmão me ajudou muito, com um olhar que nunca me limitou. Os desafios são muito maiores para quem tem deficiência, mas é importante registrar que no país, aos poucos tem melhorado a acessibilidade”.

Bruno defendeu que “a educação e o esporte são duas ferramentas essenciais para a formação de caráter, identidade e cidadania”.

Observando estar há nove anos na natação, disse que “a persistência é fundamental em tudo o que se faz. Os desafios e obstáculos me fortaleceram e sei que a vida é um aprendizado contínuo”.

A coordenadora pedagógica da Escola, professora doutora Candida Aparecida Machado destaca que “um dos princípios da nossa Escola é promover experiências centradas em práticas que valorizem o respeito às diferenças. A live com o Bruno nos proporcionou conhecer a história de vida de um atleta paralímpico, além de conhecermos mais sobre as paralimpíadas, o que promoveu também um espaço de escuta e reflexões”.