Palestras técnicas nas Engenharias marcaram Dia Mundial do Meio Ambiente

14 de junho de 2021

No mês de maio, o Departamento de Engenharia da URI participou de palestras relativas a temas desenvolvidos no curso, por meio da disciplina de Engenharia Ambiental Aplicada (Engenharia Mecânica) e Engenharia Ambiental (Engenharias Civil, Elétrica e Química), ministradas pelo professor doutor Emitério da Rosa Neto.

Dias 10 e 18, as palestras, realizadas de forma remota síncrona pela plataforma google meet, contaram com a participação das Engenheiras Caroline Theves Carabajal (Engenheira Mecânica) e Aline Barreto (Engenheira Químca), ambas do Semae – São Leopoldo. Nas duas datas, foram apresentadas as atividades realizadas pelas palestrantes na área de tratamento de esgoto. A palestra “O papel do Engenheiro no Saneamento Básico – tratamento de esgoto”, mostrou todos os aspectos operacionais do método adotado e questões voltadas aos hábitos que devem ser adotados para que o tratamento de esgoto doméstico possa ser eficiente e contribuir em melhorias ambientais.

No dia 25, as engenheiras civil Tássia Mos (egressa da URI) e Andressa Schumacher, abordaram o tema resíduos sólidos, tratamento e geração de energia de resíduos sólidos urbanos. Durante as falas, foram apresentados os critérios de execução, operação de um aterro sanitário e as formas de tratamento dos resíduos aterrados, bem como o potencial de aproveitamento do gás metano gerado pela decomposição dos resíduos, para geração de energia.

De acordo com o professor Emitério, “é importante ressaltar o papel da área da Engenharia no desenvolvimento sustentável, que deve ser objetivo de todos. Os alunos, tendo contato com profissionais que atuam na área, ampliam sua visão, constatam que a Engenharia tem um papel fundamental para com o meio ambiente, seja na infraestrutura, operação de sistemas, manutenção de equipamentos. Conhecendo a experiência, o universitário entende que o engenheiro pode atuar nesse campo e colaborar para que todos possam ter recursos naturais preservados e quando utilizados, que sejam adequadamente tratados”.

Mesmo realizadas com antecedência, as atividades foram alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado dia 5 de junho.

O professor Emitério sempre faz visitas com as turmas em aterros sanitários, indústrias, estações de tratamento, mas devido à pandemia, ainda não é possível realizar visitas técnicas.