SIPAT da URI já tratou sobre crimes cibernéticos e a importância da equoterapia

18 de maio de 2021

A URI Santo Ângelo iniciou dia 17 sua XXIII Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, cujas palestras no formato virtual prosseguem até sexta-feira, 21.

Ao abrir as atividades na segunda-feira, o presidente da CIPA, Francisco Carlos Pinto Rodrigues disse que os temas foram definidos “pensando na saúde do trabalhador e inseridos na responsabilidade social da URI”.

Na sequência, a diretora Administrativa Berenice Rossner Wbatuba agradeceu a disponibilidade dos palestrantes e desejou que a SIPAT “gere reflexões sobre nossas atitudes e comportamentos e que possamos sair daqui com novos aprendizados”.

A Cipeira Eliani Retzlaff apresentou a palestrante Gabriela Madrid Aquino, delegada da Polícia Federal, que abordou o tema “Segurança de informações e crimes cibernéticos de atribuição da Polícia Federal”, fornecendo orientações e dicas de prevenção a golpes bastante comuns na atualidade, onde, por meio das tecnologias digitais disponíveis, os cidadãos são ameaçados e lesados. A delegada Gabriela enfatizou a importância do registro policial e do contato imediato com o banco, no caso de ter havido transferências monetárias duvidosas ou indevidas.

Na terça-feira, a psicóloga Kamila Perim e a fisioterapeuta Vanessa dos Santos trataram sobre “Como a terapia com cavalos ajuda a driblar os impactos da pandemia na nossa saúde física e mental”. Partindo de histórico sobre as relações do cavalo com o homem, as descobertas científicas que comprovam a eficiência do animal em terapias complementares, as profissionais evidenciaram o valor da Equoterapia, sobretudo em tempos de isolamento, revelando que a busca por este tipo de tratamento aumentou bastante.

Após o feriado de 19 de maio – aniversário da URI – a SIPAT prossegue na quinta-feira, 20, com a palestra “Ergonomia em tempos de Home Office”, a cargo da fisioterapeuta Sabrina Oliveira, da empresa SAOLI.

O encerramento será na sexta-feira, 21, com o tema “A importância da doação de sangue”, com palestra da enfermeira Marta Perim Motta.