Direito da URI participa do Seminário “Os Principais Intérpretes da Identidade Brasileira”

12 de maio de 2021

Desde 2019 o PPGD – Mestrado e Doutorado em Direito possui um Convênio com a Faculdades EST de São Leopoldo/RS. Nesse sentido, mais de quarenta pessoas, entre elas, discentes e docentes do PPGD, bem como egressos/as e estudantes da Graduação em Direito da URI, campus Santo Ângelo, estão participando do Seminário “Os principais intérpretes da Identidade brasileira”, promovido pelo PPG em Teologia da Faculdades EST.

O Seminário tem como objetivos centrais estudar e compreender por meio de um amplo escopo epistemológico o pensamento sociopolítico difundido pelo fluxo de ideias, narrativas, vivências, imaginários e realidades na perspectiva de uma identidade nacional brasileira. Busca-se, sobretudo, aprofundar interlocuções que permitam desvelar construções sociais, históricas, culturais, políticas e religiosas numa percepção plural, desafiadora e pertinente para ao debate acadêmico contemporâneo.

 O conteúdo programático trabalhado abrange os seguintes pontos:  Os Mitos Fundadores da Identidade Brasileira; A Identidade Nacional Brasileira “imaginada”.

– Colonização, Escravidão e Miscigenação; Patriarcalismo, Populismo, Personalismo e “Jeitinho”; Democracia Racial, Cordialidade e Subcidadania; O Pensamento Autoritário Brasileiro e a Cultura da Violência.

O referido seminário acontece nas seguintes datas, sempre às 8h30: 12, 13, 14, 20 e 21 de maio.