Projeto de Extensão une URI e Cooperluz na formação da consciência e da prática cooperativista entre docentes

29 de abril de 2021

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu – Mestrado e Doutorado em Direito da URI Santo Ângelo, por meio do Projeto de Extensão “Direitos Humanos e Cultura de Paz e Cooperação nas Escolas”, coordenado pela professora Rosângela Angelin, em parceria com o Programa Cooperativismo nas Escolas (PCE) – vinculado à COOPERLUZ – Cooperativa Distribuidora de Energia Fronteira Noroeste, está realizando a “Formação Continuada de Educadores e Educadoras do Programa Cooperativismo nas Escolas”.

O primeiro encontro foi dia 28 de abril e contou com a participação de 31 educadores/as, bem como direções escolares e coordenações pedagógicas vinculados ao PCE de 15 escolas de Santo Cristo, Alecrim, Porto Vera Cruz, Porto Lucena, Campina das Missões, Cândido Godói, Ubiretama e Santa Rosa.

A Formação Continuada de Educadores e Educadoras está fundamentada nas diretrizes do Programa Cooperativismo nas Escolas, desenvolvido desde 1993 nas regiões Fronteira Noroeste e Missões do Rio Grande do Sul. O PCE é um projeto de educação cooperativista pioneiro, atuando diretamente com as séries finais do ensino fundamental. Leva a teoria e a prática cooperativa para dentro das instituições de ensino, propondo uma visão interdisciplinar e que é fomentada em atividades e iniciativas para além das salas de aula. O objetivo é, pois, intercalar a teoria e a prática cooperativista, a constituição de cooperativas escolares, viagens de estudos e integrações diversas. O PCE tem contribuído com o processo de formação integral de docentes.

Os Objetivos do PCE são contribuir para a formação de uma consciência associativa, especialmente entre os jovens, no sentido de construir uma participação ativa e consciente nas entidades e em todos os espaços sociais e políticos; formar lideranças democráticas, éticas e comprometidas com as entidades e instituições da região, fortalecendo a organização e o controle sobre elas; incentivar a escola no processo de adequação do ensino à realidade do educando, possibilitando uma educação integral, que visa à preparação do aluno como membro atuante e transformador da sociedade; contribuir para o desenvolvimento e avanço das experiências cooperativas e associativas já existentes, e motivar para a criação de novas, dentro das necessidades da população.

Nos últimos anos, o PCE vinha sendo desenvolvido por meio da intervenção direta de um grupo de profissionais, em geral, ligados à entidade mantenedora, com apoio do círculo de mestres de cada uma das escolas atendidas. O trabalho destes profissionais, denominados “Professores Coordenadores do PCE nas Escolas”, é tido como essencial para que os objetivos sejam alcançados. A partir de março de 2020, com a proliferação da pandemia do Covid-19 em nível mundial, houve o cancelamento das aulas presencias, impedindo também o desenvolvimento normal das atividades do PCE nas escolas. Mesmo diante da possibilidade de compartilhamento de conteúdo didático por meio de plataformas digitais, muitas são as situações de dificuldades encontradas para o pleno desenvolvimento das ações, especialmente quanto às práticas, como a formação de cooperativas escolares. Tendo em vista este cenário da conjuntura nacional que afeta todos os setores da sociedade, se torna ainda mais importante a promoção de espaços que garantam oportunidades de formação para profissionais que estão atuando diretamente com estudantes, seja por meio das salas de aula virtuais, pela entrega de materiais impressos, ou mesmo diante de uma possível retomada presencial das aulas, ainda que escalonado, de acordo com as diferentes realidades enfrentadas.

Desta forma, o Programa de Formação Continuada de Educadores e Educadoras do PCE, tem como intuito contribuir, motivar e orientar este importante trabalho de formação junto a esse público. A troca de experiências, o debate, a reflexão conjunta e a construção coletiva de alternativas tornam-se ferramentas importantes para pautar inciativas que demandem a superação deste momento crítico.

Esta  Formação Continuada tem como objetivo principal contribuir para a reflexão e a construção coletiva do conhecimento acerca da teoria e prática cooperativista, de forma integrada ao ensino formal, como caminho para a transformação e a evolução da sociedade nos moldes solidários. Para isso, serão realizados nove Encontros, entre abril e novembro de 2021, pela Plataforma Google Meet.