Atividade leiteira da Região ganha Centro de Apoio e Pesquisas na URI Santo Ângelo

13 de abril de 2021

O leite é um dos alimentos de maior consumo no mundo e, por sua importância na alimentação, tem a qualidade e a segurança alimentar cada vez mais exigidas.

Na Região Noroeste do RS, a atividade leiteira representa importante parcela da renda de muitos agricultores. No Brasil, de modo geral, registra condições higiênico-sanitárias deficientes, o que indica alto risco à saúde do consumidor.

Diante desta realidade, a URI Santo Ângelo implantou o CADEPPL – Centro de Apoio para o Desenvolvimento de Produtos e Processos de Leite para as cooperativas da região das Missões, coordenado pelo professor doutor Marcelo Paulo Stracke e que funciona nas dependências do TecnoURI- Parque Tecnológico das Missões. A equipe que integra o projeto é multidisciplinar, composta por pesquisadores que atuam em situações-problemas de acordo com as demandas do laboratório de inovação do leite: Bruna Teresinha Klassen Tusset, Maria do Carmo Barbosa Teixeira e Paula Gabriela Dalla Porta – todas do curso de graduação de Engenharia Química, como bolsistas CNPq, e a bolsista PIIC da URI Karolaine Harter e Silva, do curso de graduação de Medicina Veterinária, além de pesquisadores nas áreas das engenharias, química, agronomia, administração, biologia e farmácia.

O projeto está realizando de forma exitosa a assessoria para Boas Práticas de Fabricação de Produtos e Processos de Leite das Cooperativas COMTUL, COTRIROSA e COOPERMIL, que integram o sistema CCGL e entregam leite para a COOPEROQUE.  A importância do Centro de Apoio para o Desenvolvimento de Produtos e Processos de Leite para as cooperativas é inquestionável, pois viabiliza soluções, gera desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da cadeia do leite na Região Noroeste. O CADEPPL possibilita às indústrias da região acesso a análises de contagem de células somáticas e contagem de padrão de placas, que é a contagem bacteriana total, viabilizando informações e assim obtendo melhorias na qualidade do produto in natura, setor mais propício à contaminação.

A inovação é gerada essencialmente pela competitividade entre as empresas e tem se tornado um requisito básico no meio industrial, pois é fator preponderante de permanência e de crescimento no mercado.

A constituição de redes de cooperação, o estabelecimento de parcerias entre os setores produtivos, os institutos de pesquisas e as universidades, formam os Sistemas de Inovação que são a base do desenvolvimento regional. Segundo o entendimento moderno a respeito, o que constitui os Sistemas de Inovação são precisamente as parcerias estabelecidas entre o setor produtivo, os institutos de pesquisa e as universidades. Acrescento neste Sistema o governo, formando a tríplice hélice do desenvolvimento.

LABORATÓRIO DE ANÁLISE

No mês de março de 2021 foi adquirido através de importação e com recursos do MCTIC equipamento no valor de R$ 500.000,00 que realizará análises de contagem de células somáticas e contagem bacteriana total com a identificação de agentes causadores de mastite presentes no leite. Com a aquisição deste equipamento será possível efetivamente iniciar a implantação dos serviços destas análises, permitindo que as empresas e produtores de leite encaminhem as amostras de leite para o laboratório.

A implantação do Laboratório de Inovação de Análise de Leite e de Apoio para as Empresas (LIALAE) está prevista para o mês de maio de 2021, com a presença do Ministro do MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – Marcos Pontes, Ministro do Tribunal de Contas da União – João Augusto Ribeiro Nardes e outras autoridades do governo federal.

Segundo Marcelo Stracke, “o projeto tem potencial para a geração de impacto científico, destacando melhoria da qualidade do leite produzido na região de abrangência, alavancando o setor econômico e a atuação do cooperativismo na cadeia do leite”.

PESQUISA JÁ EDITADA EM LIVROS

Considerando a importância do leite na alimentação e as condições ainda deficientes nas práticas da produção, justificou-se a preocupação de avaliar a qualidade do leite da região das Missões através de um excelente programa de boas práticas de fabricação, que de forma pioneira na região das Missões do RS foi documentando através de dois livros: “Boas Práticas de Laboratório de Plataforma de Leite Cru de Cooperativas da Região das Missões” e “Boas Práticas de Leite Cru Pré Beneficiado de Cooperativa da Região das Missões-RS”.

Em atendimento a outras demandas do projeto foram publicados resultados da pesquisa de campo de avaliação dos sistemas de Compost Barn, que são sistemas confinados de produção de leite, com crescimento em todas as bacias leiteiras, e apresentando resultados expressivos em relação ao aumento da produção.

Na sequência de fotos, doutor Stracke entrega exemplares do livro ao superintendente da COOPEROQUE, Elmar Stracke e para a Chefe do Posto de Resfriamento do Leite da mesma Cooperativa, Tatiane Backes; exemplares das publicações e atestado de publicação da pesquisa.