Diretora da URI participou de live nacional sobre o Dia Internacional da Mulher

9 de março de 2021

A Federação de Aposentados e Pensionistas do Rio Grande do Sul promoveu, na tarde de segunda-feira, 8, a live “O poder de transformação das mulheres frente à pandemia”, com o objetivo de destacar o Dia Internacional da Mulher.

Conduzido pelo diretor da Rádio Fetapergs, Reginaldo Martins, com a presença virtual do presidente da Federação José Pedro Kuhn, o evento recebeu autoridades e lideranças de diferentes setores, que avaliaram a participação feminina na sociedade hoje e contou com a participação de representantes femininas de vários estados do Brasil.

Convidada, a Diretora Administrativa da URI Santo Ângelo, Berenice Rossner Wbatuba, inicialmente contextualizou a Universidade – comunitária, multicampi, cuja gestão cabe a diretores eleitos periodicamente, observando que atualmente, o universo feminino constitui 54% do corpo de colaboradores da Universidade.

“Nos últimos 10 anos, nós graduamos quase três mil mulheres e, mesmo sem números precisos em mãos, acredito que nos anos anteriores as mulheres foram maioria, sobretudo em virtude da quantidade de licenciaturas”.

Questionada em relação a estudantes acima de 60 anos, Berenice disse que além de a URI receber este público com frequência, mantém planos de vantagens para esta faixa etária. “A maioria busca os cursos de Direito e Psicologia e aproveitamos para lembrar que o slogan da URI- “o conhecimento muda sua vida” – refere-se a todas as fases da existência”.

Ao agradecer pela oportunidade da participação, a Diretora da URI Santo Ângelo fez homenagem à data, reconhecendo “todas as mulheres que nos antecederam como pioneiras em tantas conquistas. Que continuemos firmes, lutando por avanços”.

PARCERIA

O programa alusivo ao Dia Internacional da Mulher foi apresentado direto da URI Santo Ângelo, que possibilitou estúdio no Parque Tecnológico TecnoURI para a transmissão pelo youtube e facebook da Federação. Com sede em Porto Alegre, a Fetapergs leva o programa para mais de 100 filiadas no Estado, entre elas, a Arbapesa em Santo Ângelo.

Participaram da live presidentas de filiadas em Lajeado, Canoas, São Jerônimo e Viamão, interagindo com as demais em todo o Estado.

Participaram, como convidadas para o debate, além da diretora da URI, a Secretária de Estado da Educação adjunta Ivana Genro Flores; a presidente da Comissão da Mulher da ABA -Associação Brasileira de Advogados RS, dra. Carla Schostack, e a presidente da ANG – Associação Nacional de Gerontologia RS, gerontóloga Zhelide Quevedo Hunter, e que sendo Diretora de Relações Internacionais da entidade, propiciou contatos da live em toda a América Latina, com ênfase para vários Estados brasileiros.

O presidente da Federação, José Pedro Kuhn, fez breve pronunciamento alusivo ao trabalho das mulheres na entidade, bem como agradeceu a parceria da URI no projeto.