No Dia do Pedagogo, Colegiado do Curso reflete sobre conceitos e valores da Educação

27 de maio de 2020

Apesar da distância imposta por precauções geradas pela pandemia, professores e estudantes de Pedagogia da URI Santo Ângelo marcaram o Dia do Pedagogo, que transcorreu em 20 de maio, com mensagens, reflexões, estudos e trocas de experiências.

O Colegiado do curso também produziu um vídeo, no qual registram conceitos e valores, como a importância do amor e do lúdico no ato de ensinar crianças, mostrando o mundo e a vida para quem ainda não os viu.

Os professores observam que a educação comporta habilidades e sensibilidade, mas sem esta última, as habilidades se tornam tolas e sem sentido.

O grupo enfatiza a importância de valorizar a curiosidade da criança, para quem um ovo, uma minhoca, um caramujo ou uma pipa voando no céu desperta os ‘porquês’ e os ‘comos’ da vida.

Os educadores lembram, no vídeo,  que o ato de ver precisa ser aprendido e isto se faz com as palavras, que descortinam e explicam o mundo e ainda, o quanto o adulto aprende com a criança sobre o sentido da vida, concluindo que educar é muito diferente de apenas dar aulas.

Participam do vídeo os(as) professores(as) Daniela Gonzales, Cênio Back Whey, Cinara Mürman, Cristina Paludo, Núbia Weber Freitas, Fábio Junges, Neusa Cristina Pereira da Silva, Ana Cristina Duarte, Rosangela Ferreira Prestes, Mara Adelaide Lemos Winsch.

O vídeo está disponível em  https://www.facebook.com/urisantoangelo