Escola da URI estimula a descoberta de brincadeiras da cultura popular e a integração com familiares

18 de maio de 2020

Na Unidade Temática Brincadeiras e Jogos, da Base Nacional Comum Curricular, a Educação Física propõe a vivência de atividades exercidas de forma voluntária, em um determinado tempo e espaço, com regras criadas e recriadas pelo grupo, com obediência às que foram combinadas coletivamente. Além disso, é característica desta atividade a apreciação do ato de brincar em si.
Durante o período em que as aulas estão acontecendo de forma online via plataforma do Google for Education, os alunos da Escola da URI podem aproximar seus familiares do processo de ensino-aprendizagem e estão participando das atividades propostas, dentro do componente curricular Educação Física.
Neste contexto, o professor Nelson Michel instigou seus alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental a confeccionarem brinquedos utilizando materiais alternativos, e convidarem seus familiares para se divertirem em suas casas, tornando o aprendizado mais significativo. Além disso, estudam e conhecem um pouco sobre brincadeiras e jogos da Cultura Popular, como a peteca e a amarelinha, e também jogos da matriz indígena, como o cabeçabol.