Futuros docentes preparados pela URI avaliam sua experiência concreta na Residência Pedagógica

29 de novembro de 2019

 

O auditório do TecnoURI sediou na noite de quarta-feira, 27, o I Seminário Institucional do Residência Pedagógica-URI, que desenvolveu o tema “Residência Pedagógica URI: Relação Teoria e Prática na Formação Profissional Docente”.

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e está vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Seu objetivo é induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

O Programa é desenvolvido na URI desde agosto de 2018, em regime de colaboração com a 14ª CRE, sendo composto por um núcleo multidisciplinar que envolve 16 bolsistas de Licenciatura em Matemática e 8 de Licenciatura em Educação Física, três professores preceptores e três docentes orientadores da universidade.

São parceiras do programa a Escola Estadual de Ensino Médio Dr Augusto do Nascimento e Silva e o Colégio Estadual Pedro II.  A principal atividade de intervenção pedagógica corresponde à regência de sala de aula, acompanhada por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

O Seminário realizado na URI apresentou os resultados de ações desenvolvidas, além de oportunizar a reflexão e discussão da vivência de situações concretas do cotidiano escolar e da sala de aula.

Participaram do evento os residentes de Licenciatura em Matemática e Educação Física, professores preceptores, docentes orientadores, diretores das escolas e acadêmicos não residentes.

A abertura foi feita pelo diretor Acadêmico da URI Marcelo Stracke, seguindo-se palestra da pró-reitora Edite Sudbrack, relato de experiências a cargo dos residentes, socialização de capítulo do ebook e de trabalhos de graduação, além de exposição de material didático.

Os docentes orientadores, Carlos Augusto Fogliarini Lemos, Rosangela Ferreira Prestes (foto acima) e Eliani Retzlaff avaliam o evento como uma excelente oportunidade de socialização dos resultados obtidos até o momento, bem como, valorização do trabalho desenvolvido pelos acadêmicos. “Consideramos que o Programa Residência Pedagógica da URI Santo Ângelo atingiu os seus objetivos. No que tange aos acadêmicos, considera-se que o programa além de possibilitar a vivência de experiências docentes em período e modalidade diferente do estágio curricular, contribuiu com a construção e desenvolvimento de conhecimentos da docência, fundamentais na formação dos futuros educadores.  Destaca-se também que a receptividade e a atuação do programa têm sido extremamente positivas na comunidade escolar, tendo em vista a vasta carga horária de regência que os residentes tinham a cumprir. Com relação à escola, considera-se que ela foi beneficiada com a melhoria na qualidade de ensino, assim como os preceptores, pela oportunidade de formação continuada e pela reflexão sobre a teoria e a prática no interior da escola”.