Simpósio e confraternização marcaram os 25 anos do curso de Psicologia

18 de novembro de 2019

Um Simpósio de Psicologia Organizacional e do Trabalho reuniu estudantes, egressos, professores e profissionais de Psicologia, dia 14, no auditório do TecnoURI, com o objetivo de comemorar os 25 anos do curso de Psicologia.

A programação contou com palestras e oficina, além de momento de confraternização do qual participaram os diretores do Câmpus, Gilberto Pacheco – Geral, e Berenice Rossner Wbatuba – Administrativa.

Em seus 25 anos de história, o curso de Psicologia da URI Santo Ângelo teve como coordenadores Elaine Werle; Alzira Konrat; Daniela Gonzalez; Lizete Piber e José Vicente Alcântara. Atualmente, a coordenadora é Giana Vendrúscolo.

O curso que ao longo de sua história graduou 596 profissionais, já passou por cinco atualizações no currículo acadêmico atendendo as diretrizes curriculares, qualificando a formação e respondendo aos anseios da comunidade. A coordenadora Giana observa que “nossos alunos estarão preparados para enfrentarem as demandas da sociedade nos mais diversos setores onde há demanda para  intervenções psicológicos. A marca do curso de Psicologia da URI Santo Ângelo é o currículo generalista, com o  objetivo de formar psicólogos generalistas, ou seja, com uma visão abrangente e crítica da Psicologia e da realidade social, sensíveis às necessidades da comunidade e  éticos em sua atuação profissional.  A URI forma profissionais à altura dos desafios da contemporaneidade. Especificamente, nós respondemos às demandas da atualidade, em especial àquelas ligadas ao sofrimento psíquico e ao mal estar na cultura, que no momento atual se encontram sem acolhimento. Nós psicólogos somos os profissionais preparados para escuta e atenção dos problemas ligados à saúde mental da população em geral”.

A Clínica de Psicologia, que é aberta à comunidade e sem custos, só em 2019 prestou 579 atendimentos.