FuRI – a mantenedora da URI – chega aos 51 anos de história

1 de novembro de 2019

Criada com a finalidade de manter a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, a FuRI – Fundação Regional Integrada foi implantada com esta denominação em 1990, mas sua história remonta à década de 60.

Em Santo Ângelo, a luta pelo ensino superior levou o Conselho de Desenvolvimento de Santo Ângelo a criar, em 1964, a Associação Missioneira de Ensino Superior – AMES.

Em 31 de outubro de 1968, a Fundação Missioneira de Ensino Superior – Fundames, embrião da FuRI, passou a ter existência jurídica e um ano mais tarde, em 1969 a Fundação recebeu do governo do estado do Rio Grande do Sul, uma área de 32 hectares e no mesmo ano, adquiriu dos padres Palotinos, 92 hectares. Começa então, o funcionamento efetivo da nova instituição.

Os primeiros cursos a serem oferecidos foram os de Administração e Ciências Contábeis e nos anos seguintes, uma parceria com a UFSM – Universidade Federal de Santa Maria permitiu a oferta de Pedagogia, Ciências, Letras e Estudos Sociais, reconhecidos em 1973. Buscando uma estrutura mais dinâmica e adequada, em 1976, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas foram reestruturadas com nova nomenclatura – Faculdades Integradas de Santo Ângelo – FISA, como mantenedora da Fundação Missioneira de Ensino Superior – Fundames.

Ainda em 1975, fora autorizado o funcionamento do curso de Engenharia de Operações – habilitações em Engenharia de Operação Civil e em Engenharia de Operação Mecânica; a partir de 1976, cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação lato sensu passaram a ser disponibilizados. Em 1979 os cursos de Pedagogia, Ciências, Letras e Estudos Sociais passaram a ser oferecidos em regime de férias.

Em 1988, o Conselho Diretor da Fundames decidiu criar a Escola de 2º Grau, oferecendo, em 1989, após a autorização do Conselho Estadual de Educação, o curso Técnico em Processamento de Dados. Ampliando sua atuação, a Escola passou a oferecer também o 1º Grau a partir de 1992.

Buscando o status universitário, em 1990, os dirigentes das fundações mantenedoras de cursos superiores de Santo Ângelo (Fundames), Erechim (FAPES) e Frederico Westphalem (FESAU), promoveram a união das instituições, que passaram a ser mantidas pela FuRI – Fundação Regional Integrada. A concretização da Universidade ocorreu em 19 de maio de 1992, após reconhecimento pelo Ministério da Educação, da URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Mais tarde, a FESAN – Fundo Educacional de Santiago, FUNREGE, de São Luiz Gonzaga e a prefeitura de Cerro Largo também se integraram ao projeto.

A FuRI, que completou 51 anos de história na quinta-feira, 31 de outubro, tem sua sede em Santo Ângelo, no prédio 4 do Câmpus e seus atuais dirigentes, eleitos em abril de 2019 para uma gestão de quatro anos, com início em 1º de maio de 2019 são: Presidente – Jacson Roberto Cervi (foto); 1º vice-presidente – Luis Mário Silveira Spinelli; 2º vice-presidente – Ezequiel Plínio Albarello. O Secretário é Valter Nunes Vargas.