Curso de Direito promoveu debates, reflexões e abraços para marcar o “Setembro Amarelo”

30 de setembro de 2019

Em alusão a ‘Setembro Amarelo’, mês de combate ao suicídio, o curso de graduação em Direito, por meio do Projeto de Pesquisa “Direitos da Personalidade na Atualidade”, coordenado pela professora mestre Luana Maíra Moura de Almeida, realizou atividades a fim de proporcionar bem estar aos acadêmicos e acadêmicas. As atividades envolveram o enfrentamento da temática da ansiedade, depressão e suicídio com a seriedade e o comprometimento necessários.

Inicialmente, foram disponibilizadas no curso “Cápsulas do Bem-Estar e Bem-Querer” em forma de bilhetinhos com frases de motivação, encorajamento e apoio. As frases foram compartilhadas nas redes sociais pelos próprios alunos e alunas, o que fez com que essas mensagens positivas fossem multiplicadas e alcançassem um número ainda maior de pessoas.

      

Em um segundo momento, especialmente em 10 de setembro, Dia Mundial de Combate ao Suicídio, nos intervalos dos turnos da manhã e noite, foi proporcionado um momento de “Abraços Gratuitos”. Segundo a professora Luana, “um abraço, enquanto um aperto que alivia, proporciona bem-estar, reduz o estresse, alivia tensões é, como diz a banda Jota Quest, o melhor lugar do mundo.” Nesse dia, os alunos e alunas foram recepcionados e recepcionadas com abraços pela professora Luana e as bolsistas Amanda e Liandra, bem como incentivados e incentivadas a abraçarem uns aos outros e umas às outras, depois de uma pequena reflexão realizada pela acadêmica do 7º semestre e bolsista do Projeto, Amanda Brezolin.

Por fim, foi realizado encontro para refletir sobre “Integridade Psíquica, depressão e ansiedade na Universidade.” Essa foi a segunda edição da atividade, e contou com a colaboração da psicóloga Tatiana Hunpser, egressa do curso de Psicologia da URI Santo Ângelo. No encontro, que aconteceu dia 23 de setembro, o grupo refletiu sobre saúde psíquica e os desafios da vida acadêmica. Foram oportunizadas trocas valiosas. Foram também sorteados mimos entre os participantes, gentilmente alcançados pela Clínica Derma, bem como uma Sessão de Constelação Sistêmica com a Consteladora Greice Szimanski A acadêmica Bárbara Meoti foi contemplada com a sessão e disse que a experiência foi “simplesmente maravilhosa!”.

A professora Luana observou ainda que as atividades foram extremamente valiosas. “Espero que essas reflexões possam ter contribuído positivamente com a vida dos acadêmicos e acadêmicas, e que a virtude da empatia se mantenha nos corações em todos os meses do ano, pois a depressão e a ansiedade são dois males que acometem muitos de nossos jovens.  O suicídio é a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos, e falar sobre isso é um imperativo, também no ambiente Universitário, pois grande parte de seus dias, muitos jovens passam dentro de um estabelecimento de ensino.”

A URI Santo Ângelo disponibiliza atendimentos através do Núcleo de Atendimento Especializado (NAE) (telefone para contato: 55.3313-6400) e da Clínica Escola do Curso de Psicologia (telefone para contato: 55.3313-7956).