Engenharia Química fez Escola de Férias com viagens técnicas a Santa Catarina, Paraná e São Paulo

30 de julho de 2019

Estudantes do 4º ao 10º semestre do curso de Engenharia Química da URI Santo Ângelo consolidaram ainda mais seus conhecimentos no mês de julho, quando participaram da Escola de Férias, por meio de visitas técnicas a diferentes empresas da área.

Em Rio do Sul (SC), o grupo conheceu o processo produtivo de caldeiras e aquecedores industriais na empresa H. Bremer e, em São José dos Pinhais (PR), no grupo O Boticário, acompanharam a produção de emulsões, pós e perfumes, além de conhecerem os laboratórios de pesquisa e desenvolvimento.

Na sequência, aconteceu visita à indústria química Rhodia, do grupo Solvay, em Paulínia (SP), onde visitaram o parque de produção, acompanhando operações industriais e funcionamento de equipamentos já estudados no curso. Em Jacareí (SP), os universitários visitaram a multinacional química BASF, conhecendo o sítio industrial e acompanhando todas as atividades de produção.

Já em São Caetano (SP), o grupo acompanhou, na AMBEV, o processo de produção e controle de qualidade de cerveja.

Para o coordenador do curso, professor Isaac Nunes, “a viagem foi de imenso proveito, pois além da excelente recepção, em todas as empresas nos foi disponibilizado um engenheiro químico para acompanhar a visita, contar suas experiências e explicar os desafios da profissão. Visitas desta natureza constituem laboratórios que concretizam o conteúdo teórico-prático estudado no curso”.

Isaac comemora ainda as parcerias consolidadas entre as empresas visitadas e a URI. “Foi muito importante o fato de terem disponibilizado espaços para estágios e inclusive trabalho para egressos”.

O curso de Engenharia Química já planeja a próxima viagem de estudos para o mês de outubro.