Agronomia da URI, prefeitura e produtores querem reativar a piscicultura como alternativa econômica em Santo Ângelo

29 de julho de 2019

O curso de Agronomia da URI Santo Ângelo, a Secretaria Municipal de Agricultura e a Associação de Produtores de Peixe de Santo Ângelo (Apropesa) são os promotores de palestras a serem ministradas na quinta-feira, 1º de agosto, sobre piscicultura na Região das Missões.

O objetivo dos parceiros, é atuar em conjunto para recolocar a piscicultura como alternativa de emprego e renda na propriedade rural e para tanto, o município de Santo Ângelo está elaborando um diagnóstico da produção e do número de produtores envolvidos com a piscicultura. Sabe-se por levantamento preliminar da secretaria, que existe cerca de 300 agricultores envolvidos com esse sistema de cultivo. Precisa-se avaliar a dimensão deste envolvimento em cada propriedade, formatar ações conjuntas e políticas públicas para alavancar a produção.

Como meio de incentivo a essa produção, é que serão realizadas as palestras técnicas do dia 1º, às 19h30min, no auditório do TecnoURI. O evento está inserido na programação da IV Semanagro- Semana Acadêmica do Curso de Agronomia da URI Santo Ângelo, é gratuito e aberto ao público.

A primeira palestra, “O nascimento de um abatedouro e frigorífico de pescados” será ministrada pelo médico veterinário Pedro Henrique Anders, pós-graduado em Desenvolvimento Rural Sustentável e Agricultura Familiar e atualmente médico veterinário na prefeitura municipal de Giruá, além de professor em escolas da Rede Datawork e experiência em Inspeção e Fiscalização de Produtos de Origem Animal.

A segunda palestra será ministrada pelo Técnico em Agropecuária e Produtor Rural de peixe, com 26 anos de profissão, Silmar Copetti, que abordará a temática “ Cultivo de Peixe e desafios para a Região das Missões.

Na foto, coordenadora do curso Giselda Ghisleni e professor do curso de Agronomia, Vitor Girardello, com representantes dos produtores rurais e da prefeitura, após reunião no câmpus da Universidade.