Estudantes de Educação Física acompanham o Estadual Máster de Natação em Caxias do Sul

4 de julho de 2019

Um grupo de 24 universitários do Curso de Educação Física da URI Santo Ângelo fez viagem de estudos para o Estadual de Inverno Máster de Natação, realizado dias 29 e 30 de junho, no Clube Recreio da Juventude, em Caxias do Sul e organizado pela Federação Gaúcha de Desporto Aquático (FGDA).

A participação dos estudantes teve a finalidade de aproximar o aprendizado teórico da realidade prática, como ficou evidenciado pela acadêmica Jéssica: “As viagens de estudos possibilitam adquirir um grande aprendizado, sendo possível associar a teoria de aula com a prática, como também colocar em prática este aprendizado após a formação acadêmica, além da maior interação que acontece com os próprios colegas”.

Os acadêmicos receberam a tarefa de entrevistar atletas e dirigentes presentes ao evento. De acordo com o acadêmico Matheus, “o professor/treinador tem que agir em suas aulas de acordo com a resposta do aluno/atleta, buscando sempre aperfeiçoar as técnicas que resultariam num melhor desempenho do aluno/atleta”.

A viagem foi organizada pelo professor Carlos Augusto Lemos, que ministra a disciplina de Aprofundamento em Natação e considera que “eventos práticos como este são importantes para a formação profissional e cultural dos estudantes. Além de assistir a provas de natação (livre, costas, borboleta e peito) os alunos foram agraciados com palestra do professor de Educação Física Mauro Quadros, presidente da Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos, que abordou desafios da FGDA e da natação no cenário atual”.