Novo doutor da URI Santo Ângelo defendeu tese que propõe tratamento para rinite alérgica e asma

3 de julho de 2019

O professor Tiago Bittencourt de Oliveira, coordenador do curso de Farmácia da URI Santo Ângelo, defendeu o seu doutorado em Patologia no dia 28 de junho na UFCSPA em Porto Alegre.

A tese intitulada: “Alergias respiratórias: estudos de prevalência, relação com infecções respiratórias e uma proposta de tratamento imunoterápico”, teve como orientadora a professora Ana Beatriz Gorini da Veiga, do Programa de Pós graduação em Patologia da UFCSPA, e como banca avaliadora, os professores Joel Henrique Ellwanger (UFRGS), Alessandro Comarú Pasqualotto, Alessandra Peres e Cícero Armídio Gomes Dias, todos pertencentes a UFCSPA.

A tese relatou a temática da asma, rinite alérgica e polinose no município de Santo Ângelo, assim como propôs através de um ensaio clínico duplo cego randomizado, um tratamento com imunoterapia, que se mostrou eficaz para a redução dos sintomas de asma, redução do uso de medicamentos e infecções respiratórias.

O trabalho foi aprovado e teve como desfecho a produção de quatro artigos, dois já publicados na revista científica, Journal of Asthma, sediada nos Estados Unidos, e que tem avaliação pela CAPES com qualis B1 internacional.

O professor Tiago agradece o apoio da direção da URI, o auxílio e incentivo dos colegas professores, mas em especial aos seus bolsistas de Iniciação Científica, que nesses últimos quatro anos auxiliaram na concretização deste trabalho. Também fica o agradecimento à Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo, em especial aos profissionais do ESF Sepé e União, que participaram do estudo, como também ao colega e co-autor dos trabalhos, o médico imunologista Ernesto do Nascimento Ferreira.