Vitrine Tecnológica da Agronomia da URI mostrou pesquisas em 6 Estações Experimentais

1 de abril de 2019

O curso de Agronomia da URI Santo Ângelo realizou na manhã de sábado, 30, a III Vitrine Tecnológica, evento inserido na IV Semana Acadêmica, e que aconteceu na área experimental do Câmpus.

Na abertura, a coordenadora do curso, professora Giselda Ghisleni, agradeceu aos professores e estudantes, enaltecendo a profundidade das pesquisas realizadas, assim como aos parceiros, grupo integrado por empresas e entidades da área agrícola e do agronegócio.

Na sequência, o diretor Acadêmico Marcelo Stracke evidenciou o fato de o curso já ter nascido com perfil identificado com a pesquisa científica, mantendo laboratórios, equipamentos e um corpo docente de alto nível. “Este conjunto faz o diferencial que a URI oferece e é importante destacar que já temos retorno positivo de muitas empresas, testemunhando que os universitários vivenciam aqui, o que realmente é necessário aplicar no mercado. Esta Vitrine mostra uma parte das pesquisas que desejamos oferecer à comunidade, com o propósito de gerar desenvolvimento na Região. Sem ciência e tecnologia não tem como criar as mudanças que carecemos”.

Marcelo destacou ainda a importância de convênios que a URI mantém com universidades europeias e norte-americanas, assim como o fato de a URI ser comunitária, ou seja, reinveste de forma permanente, em busca de excelência.

Em cada estação experimental, os universitários conduziam explicações aos visitantes a respeito da respectiva pesquisa, que contou sempre com um professor responsável: Estação Experimental de Forrageiras, com o pós-doutor Leandro Bittencourt de Oliveira; Fitopatologia, com o doutor Marcelo Madalosso; Entomologia Agrícola, com o doutor Juliano Farias; Solos, com o doutor Vítor Girardello; de Grandes Culturas, com a doutora Laura Sommer e Estação de Trabalhos de Iniciação Cientifica, com os professores Giselda Ghisleni, Carla Eisele Duarte, Mário Nunes, Emitério Rosa e Antônio Vanderlei dos Santos   A pós-doutora Rozelaine Franzin foi a responsável pelas análises estatísticas de todos os experimentos.

O evento tem como parceiros o Sindicato Rural e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Ângelo, Emater, Secretaria Municipal de Agricultura, Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Fazenda Cortesia, Fazenda Mimosa, Agrofel, Agrofutura, Redemaq, Dekalb, Frigorífico Alibem, FEPAF – Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, Agrícola Felden, Corteva , Lassul,  Migliorine, Cerealista Everling, e Jerivagro de Giruá.