Egresso de Engenharia Química e aprovado para Mestrado, João Vitor avisa: “Não se engane pelo nome. Vai muito além da Química”

26 de fevereiro de 2019

O curso de Engenharia Química da URI continua comemorando a aprovação de egressos em seleção para Mestrado. Graduado dia 2 de fevereiro, João Vitor da Rocha Reis já deve ingressar no pós-graduação stricto sensu, na Universidade Federal de Santa Maria. Sua dissertação deverá se definir na linha de pesquisa Engenharia de Processos de Separação e Valorização de Materiais.

Ao identificar seu entusiasmo pela área de pesquisa, foi que João Vitor decidiu continuar estudando. “A Química é uma das engenharias que nos permite uma imensa variedade de áreas de atuação, o que torna cada vez mais interessante a busca de conhecimento. Durante a graduação também detectei o prazer de vivenciar o desafio, a correria, muitas vezes me arriscando com os prazos, mas sempre cumprindo e fazendo fluir. Ter a possibilidade de continuar minhas pesquisas e trabalhar em assuntos novos é algo que eu procuro constantemente e acredito que seja esta a maior razão para prosseguir estudando”.

A conquista da disputada vaga no Mestrado é explicada pela presença e apoio dos professores: “Na verdade, meus professores foram em grande parte os responsáveis. Meu professor e amigo Ederson Abaide me incentivou desde o início. Trabalhamos por um bom tempo em 2017 e a rotina junto com nosso grupo de trabalho foi muito bacana, cada dia testando algum parâmetro novo nos experimentos que realizávamos, dando certo ou não (risos). Também minha professora e orientadora de Iniciação Científica Patrícia Alves sempre esteve presente e ajudando no que era preciso, tanto que por seu carisma com todos do curso, a nomeamos Mãezona da turma.

A quem está ingressando no curso, João Vitor avisa; “Não se engane pelo nome, vai muito além da Química. E não se apavore de primeira, quando começarem os cálculos de cinco páginas. Tem uma longa caminhada preparatória até lá, e ela é bem guiada. Por mais que seja considerado um curso difícil, tendo um plano tudo vai dar certo. E a experiência permite colher os frutos do esforço”.