URI sedia abertura da Semana Estadual de Conscientização sobre Síndrome de Down

15 de março de 2018

A Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Down teve início nesta quarta-feira (14), e será realizada em Santo Ângelo até o dia 21 de março, integrando poder público municipal, instituições de ensino e de saúde. A abertura oficial, realizada na URI Santo Ângelo, teve palestra com a professora Rosângela Binotto, professora da URI Frederico Westphalen, com temática na área de Genética Humana e Médica.

Na abertura do evento, o prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, parabenizou o apoio da URI Santo Ângelo na organização da Semana de conscientização. Para ele, a consciência está muito ligada com o conhecimento. “Nossa programação busca chamar a comunidade para a reflexão, informar, mobilizar e incluir a pessoa com Síndrome de Down”, afirmou. Jacques ainda ressaltou os investimentos realizados pelo município na formação de professores, de maneira a promover a inclusão.

O diretor-acadêmico da URI, professor Marcelo Paulo Stracke, destacou a atuação do NAE – Núcleo de Atendimento Especializado, na URI Santo Ângelo. “É um tema transversal, que envolve todas as áreas do conhecimento”, destacou.

A palestra de abertura da Semana de Conscientização foi “O sistema nervoso central da pessoa com Síndrome de Down e impacto nas aprendizagens: área de interferência do estímulo correto para a aprendizagem ideal”. A professora Rosângela apresentou as diferentes aprendizagens do ser humano, apontando as singularidades de cada indivíduo. “Cada cérebro é único, as pessoas aprendem diferentemente”, frisou.

Ainda durante a programação da Semana de Conscientização, a URI Santo Ângelo promove e participa das seguintes atividades:

No domingo, 18, no Brique da Praça com participação na “Mateada Além do Olhar- vestindo a camiseta do movimento Down”.

Na segunda-feira, 19, a partir das 18h30, no auditório do prédio 13, o tema “Humanização e convivência em Sociedade – o convívio com a pessoa com SD e a contribuição para um mundo mais humano – os valores éticos que estão por trás dessas relações” terá como palestrante a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da URI Santo Ângelo, Carina Streda, pedagoga especialista em psicopedagogia, mestre e doutoranda em Educação pela Ufrgs.

Na sequência, o tema “A terapia assistida por animais: uma abordagem possível”, será tratado pela psicóloga da URI com formação em Equoterapia, Kamila Perim. Na mesma noite, haverá no local a Exposição “Além do Olhar”, com trabalhos produzidos pelos alunos da Escola da URI.

Na terça-feira, 20, também às 18h30 e no auditório do prédio 13, o tema “Direitos da pessoa com síndrome de down – da infância à terceira idade e deveres da família”, terá como palestrante o Promotor de Justiça, doutor em Direito Público e professor do curso de Direito da URI Santo Ângelo, Júlio César Maggio Sturmer.