II Vitrine Tecnológica da Agronomia vai apresentar software da Estação Meteorológica da URI

14 de março de 2018

O curso de Agronomia da URI Santo Ângelo realiza no sábado, 17, sua II Vitrine Tecnológica, uma mostra de trabalhos de pesquisa e de ensino dos estudantes.

O espaço, que tem organização a cargo da coordenadora do curso, Giselda Ghisleni, professores Vitor Cauduro Girardello e Marcelo Madaloso  e alunos bolsistas de Agronomia, permanecerá aberto ao público das 8h às 12h.

Segundo explica a coordenadora Giselda, em diferentes espaços serão demonstradas plantas de cobertura de verão, metodologia e equipamentos utilizados para a prática docente. “Em cada ‘estação’ da mostra haverá experimentos com milho, soja e trigo mourisco, com diferentes práticas de manejo.

Na oportunidade, será apresentado o software da Estação Meteorológica da URI, desenvolvido pelos professores  mestre Marcos Costa e doutoranda Berenice Beatriz Rossner Wbatuba. Marcos explica que a Estação Meteorológica da URI apenas captava as informações – chuvas, direção e velocidade dos ventos, temperaturas, radiações – e sua análise era manual. “Agora, a partir deste software, é possível exportar os dados de forma automatizada. Os dados servem de base para as informações que o site da URI vai disponibilizar a partir deste próximo fim de semana, por ocasião da II Vitrine Tecnológica da Agronomia”.