Projeto percorre 10 municípios para alertas sobre qualidade da água

12 de março de 2018

O projeto de Educação Ambiental Tape I Iandê, realizado pela ONG Terra Verde com parceria da URI Santo Ângelo incia suas atividades nesta terça-feira (13) percorrendo 300 km nos rios Uruguai e Ijuí, em uma jangada ecológica, construída com reaproveitamento de materiais e movida por pedais. O projeto iniciou em 09 de março, saindo de Porto Mauá. As atividades encerram dia 18 de março.

A jangada percorre o rio, realizando conscientização sobre qualidade das águas junto aos pontos de parada. No dia 13 de março, na foz do Rio Ijuí, a URI Santo Ângelo participará das ações de apoio ao projeto, com participação dos estudantes nas atividades de conscientização nas escolas de Pirapó. Serão atividades educativas voltadas a preservação das águas das bacias hidrográficas – sensibilizando alunos ao uso consciente, reciclagem de resíduos, preservação da natureza (água, solo, flora e fauna). Também estamos organizando apresentações de cunho acadêmico – relacionadas a projetos/pesquisas desenvolvidas na URI que abordam questões ambientais – Tecnologias de reaproveitamento de materiais na construção civil, gestão de águas urbanas, qualidade da água, entre outros.

“São duas equipes que dividem tarefas: a equipe que vai pela água, na jangada e a equipe que vai por terra, com mantimentos e toda estrutura de suporte para o desenvolvimento das atividades”, explica a professora Tatiana Reckziegel, do curso de Engenharia Civil da URI, uma das coordenadoras do trabalho de conscientização. São atividades de educação ambiental  em escolas com instrução aos professores e alunos, comunidades ribeirinhas, pescadores, agricultores, autoridades municipais e comunidade em geral, divulgação  de marcas  institucionais  e empresas  colaboradoras preocupadas com a preservação ambiental e sua responsabilidade  social.

Além do curso de Engenharia Civil, que tem participação direta na organização das atividades, os cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Mecânica também são parceiros do projeto. O Tape I Iandê irá percorrer os municípios de Porto Mauá, Alecrim, Porto Vera Cruz, Porto Lucena, Porto Xavier, Pirapó, Roque Gonzales, São Nicolau, Garruchos e São Borja.