URI Santo Ângelo retoma as aulas da graduação com programação especial

23 de fevereiro de 2018

Os acadêmicos dos cursos de graduação da URI Santo Ângelo retornam, nesta segunda-feira (26), à rotina universitária. As atividades de volta às aulas preveem trote solidário, apresentação teatral e confraternização entre os cursos de graduação.

Investimentos

O primeiro semestre de 2018 é marcado por novos investimentos no campus Santo Ângelo, com reforma no prédio 3 e a finalização da construção do prédio 27. “Ampliamos nossa estrutura buscando contemplar novos espaços para os cursos, com vistas à excelência acadêmica da Universidade”, afirma a diretora-administrativa Berenice Wbatuba.

O prédio 3, com laboratórios, secretaria, salas de professores, Farmácia-Escola e Clínica de Psicologia passou por ampla reforma, com troca de piso, pintura, reforma dos banheiros e instalação de plataforma para cadeirantes. “Nossa maior preocupação é com a acessibilidade, tornar o campus um espaço democrático para o alcance de todos”, afirma o diretor-acadêmico Marcelo Paulo Stracke.

O investimento para este semestre também é o prédio, o 27º do campus. “A estrutura é versátil, com nove salas de aula, sala de desenho e almoxarifado de equipamentos, que poderão ser transformados conforme as necessidades da Universidade”, explica o técnico-administrativo Marcelo Posser, responsável pela execução do Projeto.

 

Trânsito

O início do semestre também é marcado pelas mudanças no trânsito interno do campus. A partir de agora, a entrada de ônibus e micro-ônibus será feita apenas no portão 2, próximo ao Tecnouri. “O fluxo será em sentido único dos prédios 14 ao 18 e nos prédios 20 ao 14”, ressalta o técnico-administrativo Elton Lenz. Com as mudanças, o espaço específico para estacionamento de motos foi ampliado, além de ordenar o espaço para embarque e desembarque de alunos na lateral da Escola da URI e definir espaço próprio para carga e descarga em frente ao almoxarifado. “Com essas alterações, pretendemos melhorar o fluxo interno e ampliar a segurança do campus”, define Mauro Marchetti, chefe do Departamento de Engenharias e Computação da URI.

Volta às aulas

Na programação de volta às aulas, os estudantes da graduação serão recepcionados com acolhida dos calouros em sala de aula, na segunda-feira (26).

Na terça-feira (27), acontece a acolhida pela direção do campus, além da apresentação do espetáculo teatral “As aventuras de Fortúnio”, com o Grupo de Teatro A Turma do Dionísio. As atividades acontecem no auditório do prédio 13.

Para a quarta-feira (28), será realizado o trote solidário, conforme a programação dos cursos. Já está prevista a arrecadação de chocolates, produtos de higiene e limpeza, gincana de integração e orientações para a coleta de resíduos sólidos, dentre outras atividades.

Na quinta-feira (1º) os calouros irão conhecer os setores da Universidade, como a Biblioteca, SAE – Setor de Apoio ao Estudante e a Secretaria Acadêmica.

As aulas do Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações, do Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico serão retomadas na sexta-feira 2 de março. Já o Mestrado e Doutorado em Direito retoma as atividades na segunda semana de março.

A Universidade ainda está, até o dia 28 de fevereiro, com inscrições abertas pelo FIES, programa de Financiamento Estudantil do governo federal, no site http://fiesselecao.mec.gov.br. O período para solicitações de ingresso por transferência externa, reingresso e como portador de diploma encerra em 1º de março.