Inscrições para o FIES foram prorrogadas até 2 de março

28 de fevereiro de 2018

As inscrições para o FIES, programa de crédito para o ensino superior, foram prorrogadas até sexta-feira, 2 de março.

Podem disputar as vagas estudantes que tenham participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero); e possuam renda familiar mensal bruta per capita de: a) até 3 (três) salários mínimos, na modalidade de financiamento do Fies; b) de 3 (três) a 5 (cinco) salários mínimos, na modalidade de financiamento do P-Fies (quando o agente financeiro é o banco).

Os candidatos aprovados no Fies, que tenham renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, deverão pagar durante o curso, mensalmente, uma taxa de coparticipação. Após a conclusão da graduação, o estudante quitará a dívida de acordo com sua realidade financeira. A parcela a ser paga por mês dependerá de sua renda.

 

Inscrições

Para se inscrever, os candidatos devem acessar o site http://fiesselecao.mec.gov.br e clicar em “Primeiro Acesso”. Para o registro, o sistema solicita o CPF e a data de nascimento do candidato. Com estes dados, busca o boletim de desempenho do estudante no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, e registra o candidato com e-mail e uma senha de acesso.

O candidato deverá abrir em seu e-mail a mensagem enviada pelo FIES, com o link de ativação para a inscrição no programa. Depois de ativar, é preciso retornar ao site do Fies Seleção e clicar em “já sou cadastrado”, digitar o e-mail e a senha cadastrados. O candidato precisará preencher os dados pessoais e informar a renda de cada membro de sua família. Para concluir a inscrição, o estudante deve escolher uma das modalidades do Fies e, em seguida, selecionar até 3 opções de curso, dentro de uma mesma área.

Todos os dias, até o encerramento das inscrições, o sistema do Fies informará a nota de corte parcial de cada curso que participa do programa. Ela é calculada com base no desempenho no Enem de todos os inscritos e o número de vagas disponível.  É possível mudar a opção de curso até o dia 28 de fevereiro, quando acabam as inscrições.

 

Mudanças

Com as novas regras do FIES, os estudantes passaram a ser divididos em duas categorias:

Fies: Candidatos cuja renda familiar per capita seja de até 3 salários mínimos. Nesse tipo de financiamento, o pagamento será feito com juros zero. Caso o estudante se encaixe nessa faixa de renda, só poderá participar do P-Fies se não houver vaga para o curso desejado na primeira modalidade.

P-Fies: Candidatos cuja renda familiar per capita esteja entre 3 e 5 salários mínimos. Nessa modalidade, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito (banco).

Neste ano, conforme relata o coordenador do Setor de Apoio ao Estudante da URI Santo Ângelo, Nei Carlos Moraes de Mattos, o sistema do FIES não divulgou o número de vagas disponíveis para cada Universidade: “realizamos a solicitação de 427 novos financiamentos, mas é o governo que determina para cada curso, a quantidade de vagas. Nossa demanda será atendida conforme a procura dos estudantes, principalmente das primeiras opções solicitadas”.

 

Resultados

O resultado será publicado em 5 de março, em chamada única. No caso dos estudantes inscritos pelo P-Fies, a relação de selecionados sairá em 12 de março. Com exceção do P-Fies, os candidatos não convocados poderão manifestar interesse por lista de espera entre 6 e 30 de março.

Mais informações sobre o FIES estão disponíveis no SAE – Setor de Apoio ao Estudante, pelo e-mail sae@santoangelo.uri.br ou no telefone 3313-9504.