Volta às Aulas na URI recebeu alunos da Escola dia 15. Dia 22, inicia ano letivo da graduação

16 de fevereiro de 2016

A Escola da URI Santo Ângelo iniciou na segunda-feira, 15, as atividades estudantis com a Volta às Aulas das turmas do educandário, o qual oferece ensino a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, bem como o Ensino Médio e os cursos técnicos.

Antes disso, a Escola da URI promoveu formação de professores nos dias 11 e 12 com a acolhida da Direção a qual, juntamente com a coordenação pedagógica, debateram sobre diversos assuntos tendo como temática “um dia para olharmos as nossas práticas”, a valorização da vida, a inclusão, a afetividade, o regimento escolar dentre outras abordagens. Posteriormente, todos participaram de um almoço de confraternização na sexta-feira.

De acordo com o calendário, na sexta-feira, 19, acontecerá formação para professores da graduação e responsáveis por setores técnico-administrativo. Organizada pela Direção Acadêmica e pelo Núcleo de Acessibilidade do Câmpus de Santo Ângelo, a atividade terá como tema Educação Inclusiva. Segundo os organizadores, “essa temática precisa estar na pauta de momentos de formação em virtude do crescente ingresso de alunos com deficiência na Universidade, com o objetivo de qualificar o processo de inclusão como um todo, bem como contemplando a legislação vigente”.

As reflexões sobre o tema serão conduzidas pela doutora Rosângela Machado, mestre e doutora em Educação Especial pela Universidade Estadual de Campinas. As mediadoras do trabalho serão a professora, Coordenadora do Centro de Tecnologia Assistiva da URI, Cristina Paludo; a psicopedagoga do Núcleo de Atendimento Especializado Carina Streda e a professora do Atendimento Educacional Especializado da URI Santo Ângelo Débora Escobar.

Para a segunda-feira, 22 de fevereiro, está agendada formação de professores, às 14h, com o palestrante Augusto Niche.

A Volta às Aulas dos cursos de graduação desenvolverá, de 22 a 26, a Semana de Recepção aos Calouros, cuja programação inclui Show de Capoeira, palestra motivacional com o professor Augusto Niche; apresentação dos diferentes setores da Universidade; Show de Talentos da URI; Oficinas organizadas pelos veteranos e festa promovida pelo DCE.

voltaaulas_escola