Estudantes de Educação Física realizaram visita de estudos focada em esportes de aventura

21 de novembro de 2017

Acadêmicos de Educação Física da URI Santo Ângelo realizaram, nos dias 18 e 19 de novembro, viagem técnica de estudos e vivências para esportes de aventura na natureza. Os estudantes da disciplina de Esportes de Aventura, da Licenciatura e do Bacharelado, conheceram o parque Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul, no sudeste do estado.

O local foi utilizado para extração de cobre no século XIX, e com a desativação da companhia mineradora, passou por um processo de recuperação ambiental e utilização para a prática de esportes de aventura. “Os alunos puderam vivenciar práticas de esportes de aventura na natureza, observar Normas Técnicas associadas a competências de condutores, informações mínimas aos clientes, normas ambientais e produção/interpretação de conhecimentos interdisciplinares, trazidos pela prática de esportes no ambiente natural, especificamente nas atividades de Canoagem, Tirolesa, trilha ambiental e Mountain Bike”, relata o coordenador da atividade, professor Uberti Messina.

Entre as práticas, uma tirolesa com 1100 metros de distância, a etapa final da Copa União de Mountain Bike, que reúne os melhores Ciclistas da Região sul do Estado, além das possibilidades de intervenção na área de esportes. “Estes vivenciais vem reforçar a formação acadêmica na área de esportes de aventura na natureza, especialmente quanto as normas de segurança e informações ao cliente”, reforça o professor Uberti.