Curso de Biologia da URI faz visita técnica ao aterro sanitário em Giruá

21 de novembro de 2017

  

Acadêmicos do 8° semestre do curso de Ciências Biológicas Bacharelado da URI Santo Ângelo, com a supervisão da professora Jordana Caroline Nagel, realizaram dia 18 de novembro, visita técnica ao Aterro Sanitário de Giruá , localizado na Rodovia.VRS-867, km 02 s/n, Campo dos Carvalhos, em .Giruá.

Instalada em uma área de 20 hectares, e em fase de Licenciamento Ambiental para a ampliação do empreendimento, a central opera com uma capacidade de 500 toneladas/dia de resíduos, o que permite atender à demanda de 50 municípios da região Noroeste do Estado. Sua vida útil é estimada em 20 anos.

Além das instalações administrativas, o complexo da unidade de Giruá conta com um Centro de Educação Ambiental – dotado de um auditório de 50 lugares –, onde são desenvolvidas atividades com alunos das escolas da região e de comunidades locais. Segundo a professora Jordana, o grupo foi recebido pela engenheira civil Tassia Mos, que apresentou o empreendimento e explicou que a CRVR busca atuar de acordo com os conceitos difundidos pela nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS): a separação prévia dos resíduos, enviando para a área do aterro primordialmente o resíduo orgânico. A unidade agrega uma seção de triagem em sua estrutura, o que proporciona uma redução ainda maior do volume que efetivamente é disposto no aterro.

O chorume ou lixiviado, líquido resultante do processo de disposição dos resíduos, é direcionado para um sistema de osmose reversa em que o resultado final é água em condições de reuso. Neste ano, após aprovação em lei, será permitida a venda do biogás/biometano emitido do aterro para utilização em gás veicular ou produção de energia elétrica, por exemplo.

A professora Jordana observa que “visita técnica é um mecanismo de interação Faculdade/Empreendimento, caracterizado pelo contato in loco entre os alunos e o local visitado, objetivando a complementação didático-pedagógica de disciplinas teórico/práticas específicas do curso de Ciências Biológicas. Este tipo de empreendimento pode ser o local de trabalho de nossos futuros biólogos”, diz Jordana, acrescentando que “o objetivo geral da visita foi o de proporcionar para os alunos do curso de Ciências Biológicas o conhecimento sobre Estudos de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), e ainda, os empreendimentos que exigem, em lei, o Licenciamento Ambiental, todos esses assuntos abordados dentro da disciplina de Ecologia V”.