Intérprete de LIBRAS da URI reforça necessidade de integração com a área

14 de novembro de 2017

Tema da redação do Enem deste ano, a temática da educação para surdos é recorrente na vida da intérprete de LIBRAS Rossana Prestes, do Núcleo de Atendimento Especializado da URI Santo Ângelo. Ela atua no dia a dia com a interpretação em sala de aula para um estudante surdo, no curso de Ciências Contábeis.

Conforme relata a profissional, o trabalho demanda a interpretação LIBRAS-Português e Português-LIBRAS para conversas com os professores, colegas e funcionários da Universidade. “De alguma forma os colegas também acabam se comunicando, como por aplicativos de mensagens, mas seria interessante que eles também tivessem algum conhecimento de LIBRAS”, afirma.

A atuação acontece durante as aulas, interpretando a exposição do professor, em Semanas Acadêmicas, e também na produção textual, no auxílio da adaptação do texto para o Português. “Como LIBRAS tem os verbos no infinitivo e não ocorre a flexão de gênero, são detalhes que auxiliamos na correção para o Português”. O idioma também tem peculiaridades como regionalismos, sinais próprios que cada região utiliza. “Também crio muito sinais, acabo adaptando algumas palavras do mundo da Contabilidade, que não existem em LIBRAS”.

O trabalho de intérprete pode ser para até dois alunos, desde que estes estejam na mesma turma. “Como minha formação é em Ciências Contábeis, acaba facilitando para que eu possa interpretar as palavras, mas há uma necessidade de apropriação do conteúdo da sala de aula”. Ela atua há um ano como intérprete, após a conclusão de sua pós-graduação em Tradução e Interpretação de LIBRAS.

“Há uma necessidade de que os demais estudantes tenham contato com as LIBRAS antes, para que a turma também possa conversar. Com a inserção de disciplinas de LIBRAS na grade curricular obrigatória de todos os cursos, poderíamos promover mais interação entre os estudantes”, avalia a intérprete.

O acompanhamento do trabalho de Rossana é realizado no Núcleo de Acessibilidade, que facilita a interação do estudante com a Universidade, prestando informações e encaminhamentos para diversos setores da URI. O NAE prevê a realização de capacitação para professores e funcionários da Universidade, com diversos projetos previstos para 2018.