Encontro entre reitor da URI e cônsul da Itália amplia perspectivas de boas parcerias

6 de novembro de 2017

O reitor da URI, Luiz Mario Silveira Spinelli, foi recebido no dia 1º de novembro em audiência pelo cônsul da Itália no Rio Grande do Sul, Nicola Occhipinti. O encontro de caráter oficial logo ganhou ares de descontração, uma vez que o cônsul mostrou-se muito solícito e interessado em saber sobre Erechim e região Alto Uruguai, sobre a atuação destacada da Universidade em diferentes cidades e regiões do Estado e, também, sobre a presença italiana em regiões mais afastadas da tradicional serra gaúcha colonizada por italianos.

De acordo com o reitor Luiz Mario Spinelli, o cônsul tem pleno conhecimento do papel destacado desempenhado pelas Universidades Comunitárias no Rio Grande do Sul. Na conversa bastante informal o reitor observou o compromisso social da URI nas regiões onde está presente com suas unidades, lembrando que no caso do Alto Uruguai, a etnia italiana predomina em número de pessoas, onde desempenha importante papel no desenvolvimento, ao lado das demais etnias que foram responsáveis pelo desbravamento e colonização regional.

Outro tema que mereceu uma abordagem é a relação URI/Itália em plena vigência já há mais de 15 anos, de forma especial com a Província de Treviso e a região do Vêneto como um todo. Neste contexto também foi aprofundado o interesse mútuo de continuar incentivando o intercâmbio de professores e alunos da URI com Universidades e Instituições italianas.

“O cônsul da Itália foi extremamente receptivo para comigo e a URI, colocando o consulado à disposição da Universidade para a viabilização conjunta de possíveis novos projetos inclusive junto ao governo italiano, e isto, para a URI é muito interessante a despeito dos convênios que já temos em parceria”, disse o reitor.

Luiz Mario Silveira Spinelli entregou um kit da URI ao cônsul e ao mesmo tempo o convidou para conhecer a Universidade. Um período mais viável ao próprio cônsul, que se despede do RS em julho do próximo ano, é visitar Erechim nos primeiros meses de 2018 quando o município comemora seu centenário. O reitor formalizou um convite para uma possível palestra na própria Universidade. “O senhor cônsul não prometeu nada, mas deixou a porta aberta a essa possibilidade que diria, tem boas perspectivas para sua realização”, completou o reitor em tom de otimismo a partir da audiência, que ao longo de 1h30min, transformou-se em uma agradável conversação sobre o consulado italiano e suas atividades no Estado e, o papel fundamental encampado pela URI no norte do Estado e outras regiões, com vista à formação de pessoal, promoção da pesquisa e extensão, e na contribuição ao desenvolvimento sustentável das regiões onde a Universidade está presente.

Em uma avaliação rápida o reitor Luiz Mario Spinelli entende que o encontro foi muito proveitoso, porquanto reforçou o interesse da Universidade para o fomento de novos projetos e intercâmbios com a Itália, falando diretamente com o cônsul deste País no Rio Grande do Sul. “E não só nos oportunizou falar mais do modelo comunitário ao qual a URI pertence, mas tomar conhecimento que também a Itália tem grande apreço pelo Estado e pela Universidade. Além disso pudemos trocar experiências e falar um pouco mais informalmente sobre a nossa realidade, os nossos propósitos e os interesses mútuos de ampliar parcerias em diferentes áreas do conhecimento. Penso que podemos avançar um pouco mais, porque os propósitos de ampliar boas relações ficaram evidentes de ambas as partes”, arrematou o reitor.

A URI mantém convênios há vários anos com diversas universidades italianas, entre as quais a Universidade de Camerino, Universidade de Perugia, Universidade de Salerno, Universidade Técnica delle Marche e Fundação Edmundo Mach
Na área de intercâmbios em 2016, duas alunas da URI realizaram intercâmbio na Universidade de Camerino. No primeiro período de 2017 a URI têm quatro alunos realizando intercâmbio também na Universidade de Camerino. Para o segundo período de 2017 são 10 alunos da URI selecionados para intercâmbio: um aluno com a Universidade de Camerino, um aluno com a Universidade de Salerno, cinco alunos com a Universidade de Perugia e três alunos com Universidade Técnica delle Marche.
Na Itália o ano letivo 2017/2018 está dividido em dois períodos sendo o primeiro período de setembro a fevereiro e o
segundo período de fevereiro a julho de 2018.-