Curso de Arquitetura abre a Mostra Fotográfica “Brasil Colonial X Brasil Moderno”

30 de outubro de 2017

    

  

“Brasil Colonial X Brasil Moderno” é o tema da IV Mostra Fotográfica da disciplina Visitas Técnicas de Estudo, do curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Santo Ângelo, que foi aberta na quinta-feira, 26. A Mostra está no Atelier Livre (prédio 20), onde permanece até dia 3 de janeiro, com horário de funcionamento igual ao horário geral da Universidade.

De acordo com a professora da disciplina, Claudete Boff, a disciplina VTE, obrigatória e ministrada no 8º semestre, proporciona aos estudantes aprofundamento em assuntos abordados em diferentes disciplinas, como Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo, Projeto de Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo, História da Arte, Tecnologia da Construção. “Antecedendo a viagem, são realizados seminários de estudos sobre os locais a serem visitados”, explica a professora.

A viagem deste semestre contemplou as cidades de Curitiba (Jardim Botânico, Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer, Urbanismo, Mobilidade e outros); São Paulo (Museu de Arte Sacra, Pinacoteca, Estação da Luz, Conjunto do Ipiranga, Parque Ibirapuera, Casa Modernista de Warchavchick, Museu de Arte Moderna, MASP, Memorial da América Latina e outros); Paraty (Centro Histórico, Casario Colonial, Feira, Igreja Santa Rita, Museu de Arte Sacra); Rio de Janeiro (Mosteiro de São Bento, Catedral, Arcos da Lapa, Largo São Francisco, Cristo Redentor, Museu do Amanhã, Central do Brasil, Sambódromo, Maracanã, Biblioteca Nacional, Museu de Belas Artes, Palácio Guanabara, Jardim Botânico e outros).

No retorno, a conclusão da disciplina inclui a Mostra Fotográfica das cidades visitadas e um relatório que contempla análise da arquitetura e do urbanismo visitados, com parecer do estudante sobre a viagem. Assim como antes das visitas, no retorno também acontecem seminários para tirar dúvidas sobre detalhes do roteiro, visando ter o máximo de aproveitamento.

No Atelier Livre, além da mostra fotográfica o visitante dispõe de uma mostra digital das fotos, vídeos com momentos da viagem e os seminários disponíveis na mídia digital, para consultas, além dos vídeos didáticos pertinentes à viagem.

Nas fotos, parte da Mostra, professora Claudete Boff, professores Fernando e Maíra e grupo de estudantes.