Biologia da URI Santo Ângelo visita o Berçário da Baleia Franca em Santa Catarina

  

Os acadêmicos do 8º semestre de Ciências Biológicas Bacharelado da URI Santo Ângelo, acompanhados das professoras Briseidy Soares e Maria Lorete Flores, realizaram viagem de estudo para Imbituba e Laguna, Santa Catarina, com objetivo de observar a ocorrência de pares de mães com filhotes de baleias-francas (Eubalaena australis).

As baleias-francas migram todos os anos, de julho a novembro, para o litoral catarinense a fim de acasalar, dar à luz e amamentar seus filhotes. Elas buscam esta região pois as zonas costeiras são bastante recortadas e protegidas. No Brasil, elas ocupam principalmente o litoral centro-sul catarinense, onde está situada a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA BF), que abrange 130km de costa.

Durante a observação os acadêmicos avistaram três pares de mães e filhotes da Baleia Franca, na Praia de Ibiraquera, SC e os golfinhos na Praia do Mar Grosso de Laguna, que auxiliam na pesca artesanal da tainha.

  

O grupo visitou o Instituto Baleia Franca, que desenvolve o Projeto Baleia Franca, com atuação de acadêmicos voluntários de Biologia. O projeto realiza monitoramentos na tentativa de compreender o comportamento da baleia-franca, seus hábitos, suas preferências, distribuição e ocorrência e como ocorre a reprodução, amamentação, o cuidado parental, e continuar o trabalho de conservação dessas e de muitas outras espécies que habitam o meio aquático em toda a Terra.

Foi realizado contato informal com os responsáveis do Instituto Baleia Franca, com vistas a uma parceria com a URI para a realização de futuros estágios voluntários e estágios obrigatórios para os acadêmicos do Curso de Bacharelado de Ciências Biológicas.