Nota 4 da CAPES habilita URI a propor doutorado em Ensino Científico e Tecnológico

22 de setembro de 2017

A qualidade da formação oferecida pela URI Santo Ângelo ficou mais consolidada esta semana, com o resultado da Avaliação Quadrienal da CAPES (2013/2016) para o curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico. Conforme a publicação de 19 de setembro, a nota registrada é 4, sendo que a máxima para mestrados profissionais é 5.

Para a coordenadora do Mestrado, professora doutora Neusa John Scheid, “esse resultado é fruto de um trabalho que envolve diferentes fatores, como as condições disponibilizadas pela direção do câmpus; o comprometimento do colegiado do programa, representado por 10 docentes permanentes e dois colaboradores; o crédito depositado no programa pelos 70 mestres já formados e pelos 32 estudantes que estão cursando o mestrado; a colaboração da comunidade local e regional, com destaque para instituições educativas, que acreditam na proposta do programa e estão abertas a parcerias”.

Com a conquista desta nota, explica Neusa, a URI Santo Ângelo está habilitada para submeter uma proposta de doutorado em Ensino Científico e Tecnológico no próximo edital da CAPES, que deverá ser anunciado nos próximos dias.

Os Programas de Pós-Graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) são avaliados periodicamente pela CAPES, considerando-se cinco quesitos: Proposta do Programa; Corpo Docente; Corpo Discente e Trabalho de Conclusão; Produção Intelectual; Inserção Social. O PPGEnCT recebeu conceito Muito Bom em todos os quesitos.

De acordo com a avaliação, “o Programa apresenta objetivos claros e coerentes à área de ensino com vistas a contribuir com o desenvolvimento regional e estadual, tendo como foco prioritário a educação científica e tecnológica, baseado no desenvolvimento do ensino e da pesquisa a partir da relação entre educação, ciência e tecnologia, tomando os processos de ensino-aprendizagem como seu campo de inserção”.

A avaliação destaca ainda que “o Programa tem claro impacto, seja pela demanda a que atende, seja pela sua produção técnica e científica. Apresenta caráter inovador na medida em que investe na educação científica e tecnológica como potencializadora das competências necessárias para a formação científica e atuação cidadã dos estudantes”.

Na foto, a coordenadora do PPGEnCT, doutora Neusa John Scheid.