Copa URI de Robótica estimula aprendizado de programação para estudantes do Ensino Médio

8 de setembro de 2017

Os cursos de Ciência de Computação e Sistemas de Informação da URI Santo Ângelo promovem, no mês de novembro, a 5ª edição da Copa URI de Robótica. O evento, uma competição de programação de robôs, busca promover o ensino de programação entre estudantes do Ensino Médio de escolas de Santo Ângelo e da região.

Neste ano, os estudantes do Ensino Médio formam cerca de 30 equipes, de escolas de Cerro Largo, Catuípe, São Luiz Gonzaga, Três de Maio, São Miguel das Missões, Entre-Ijuís e Giruá, além de Santo Ângelo, irão competir com robôs, no formato “Sumô”. Nessa modalidade, dois robôs entram em uma pequena arena circular, realizando ações que serão programadas e embarcadas nos robôs pelos competidores, com o intuito de permanecer dentro da arena por um tempo determinado. “Nosso objetivo é promover a democratização do ensino de computação e despertar jovens talentos para a área tecnológica”, destaca o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, Denilson Rodrigues.

As equipes, formadas por até oito alunos de Ensino Médio, receberão kits com placas, sensores e motores desmontados, e poderão executar as ações a partir de orientações em vídeo-aulas, de até 10 minutos, e materiais de apoio disponíveis no site da competição (santoangelo.uri.br/coparobotica). Depois da realização da Copa, o robô fica na escola para uso em laboratórios e sala de aula. Para a competição deste ano será ampliado o número de equipes de cada escola que participam, além das turmas poderem modificar os robôs durante a competição.

A inscrição na Copa URI de Robótica deve ser feita até o fim de setembro, período em que também acontece o treinamento e testes com a plataforma robótica. A taxa é de R$ 50. No dia 3 de outubro, durante o Descubra a Universidade, os cursos irão promover orientações, treinamento e testes dos robôs dos estudantes, além de esclarecimento de dúvidas. A expectativa é reunir 250 pessoas para a final, realizada em 31 de outubro, no câmpus Santo Ângelo. Mais informações no site da Copa URI de Robótica ou pelo telefone 3313-7938.