Palestra sobre a construção do gênero integra comemorações dos 25 anos do Curso de Direito

6 de setembro de 2017

O curso de graduação em Direito está realizando no decorrer deste ano, diferentes atividades com o objetivo de comemorar os 25 anos de sua história.

Na terça-feira, 5, a atividade reuniu estudantes e professores e, em parceria com o curso de Psicologia, foi promovida a palestra “A Construção do gênero da criança como reflexo da autonomia privada”, a cargo de Viviane Coitinho.

Tendo a professora Luana Moura Almeida como mediadora, o tema contou com o coordenador do curso de Psicologia, José Vicente Alcântara, como debatedor.

Viviane disse que, como muitos líderes mundiais, ela também tem um sonho: “que um dia não tenhamos mais que conviver com discriminações de gênero, raça, religião, etc”.

A palestrante observou que “enquanto acadêmicos, devemos entender os conceitos acerca deste tema, a fim de auxiliar a sociedade a compreender e respeitar as diferenças”.

Viviane explicou as diferenças de conceito entre identidade de gênero (como eu me vejo); orientação sexual (relativo à atração: hetero ou bissexual); sexo biológico (fêmea, macho, intersexual), relatando aspectos da legislação a respeito, em diferentes países.