Estudantes de Biologia visitam a Embrapa/Trigo e Museu Zoobotânico em Passo Fundo

5 de setembro de 2017

Os estudantes dos 2º, 4º e 8º semestres do curso de Ciências Biológicas da URI Santo Ângelo realizaram visita técnica à Embrapa Trigo de Passo Fundo, dia 28 de agosto. Sob a orientação da professora Vanessa Backes Nascimento Diel, a visita teve por objetivo conhecer o trabalho de pesquisa agronômica desenvolvido pela instituição. Na ocasião, o grupo foi recebido pelo analista e responsável pelo setor de transferência de tecnologia Marcelo André Klein, que apresentou o histórico e a organização da empresa, destacando que a pesquisa realizada pela Embrapa é pública, aplicada à área de desenvolvimento agropecuário, e o acesso é disponibilizado a todos. Marcelo abordou as novas tecnologias lançadas pela Embrapa como o trigo de duplo propósito – DP, que serve para a produção de pastagem e também de grãos, explicou como ocorrem as negociações e a transferência de tecnologia para empresas multiplicadoras de grãos.

Na sequência, o dr. Ricardo Lima de Castro, atuante no setor de pesquisa e desenvolvimento, apresentou as cultivares de trigo da espécie Frontana e Parrudo, explicando como as características agronômicas são selecionadas para a produção de novas cultivares através do programa de melhoramento genético. Foram destacados alguns trabalhos que a Embrapa realiza, como a produção de novas cultivares através do cruzamento manual, cujo tempo de pesquisa pode chegar até 10 anos, para então estar pronta e ser comercializada como uma cultivar F1. Também foi comentado sobre os laboratórios de cultura de tecido vegetal, pesquisas com transgênicos e análises fitopatológicas de plantas. Destacou-se, ainda, a importância do armazenamento de espécies crioulas através dos bancos de armazenamento de germoplasma – BAG, como são selecionadas as espécies que serão doadoras de pólen e receptoras de pólen para o cruzamento artificial, e como são selecionadas as características de interesse a partir dos grãos e a testagem de sua qualidade.

Em seguida, ocorreu a visitação aos telados para visualização do processo de emasculação do trigo e a fecundação artificial destas plantas que são autógamas. Essa técnica consiste na castração da planta receptora e posterior polinização com outra planta doadora de pólen a fim de contribuir com características para melhor produtividade e resistência à patologias. O responsável pela orientação desta atividade foi o técnico Valmor Girardi.

E como visita final, os estudantes puderam conhecer a estação meteorológica monitorada pelo assistente Ivegndonei Luiz Pinto Sampaio, um dos colaboradores mais antigos da Embrapa, que explicou sobre o funcionamento da estação, o registro dos dados climatológicos, como estão disponibilizados ao público, concluindo aos visitantes que eles não são funcionários públicos, mas sim, funcionários do público. Para a professora Vanessa, “a ocasião foi de grande aprendizado e incentivo aos futuros bacharéis da Biologia que precisam observar a natureza e inspirar o desenvolvimento de forma sustentável e consciente”.

Na parte da tarde o grupo visitou o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), que é um setor de apoio do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade de Passo Fundo (UPF). O museu mantém coleções representativas de zoologia, botânica, geologia e paleontologia, por meio da fixação, conservação e catalogação de coleções científicas e didáticas, disponibilizando material de empréstimo e apoiando projetos de identificação da fauna e da flora da região do planalto do Rio Grande do Sul. O museu serve de referência para a pesquisa básica, principalmente para o curso de Ciências Biológicas, entre outros.